Uma maneira simples de desinfetar a esponja de lavar louça e eliminar as bactérias: para isso, são necessários apenas dois ingredientes

Manter a cozinha limpa é fundamental para evitar a proliferação de bactérias e o acúmulo de restos de comida, que podem causar desconforto ou problemas de saúde. Muitas vezes, a atenção concentra-se na lavagem de pratos, colheres e garfos, mas é muito importante que o objeto usado para isso esteja muito limpo. As esponjasusadas para esse fim são um dos objetos domésticos que mais acumulam bactérias. Como estão constantemente húmidas e em contacto com restos de comida, gordura e superfícies sujas, tornam-se o ambiente ideal para o crescimento de microrganismos, como E. coli, Salmonella e bolor.

Sabia que os panos de cozinha e as esponjas contêm mais bactérias do que a sanita? É o que revelam os resultados de um estudo. Se não forem devidamente limpos, essas bactérias podem ser transferidas para pratos, talheres e utensílios de cozinha, aumentando o risco de doenças gastrointestinais. Muitas vezes, as pessoas lavam as esponjas com água quente ou até as colocam no micro-ondas, mas esses métodos provavelmente não são suficientes.

Para isso, existem dois ingredientes que são ideais para desinfetar e destruir possíveis bactérias, e a forma de utilizá-los é muito simples.

  • Misture partes iguais de água e vinagre branco num recipiente.
  • Coloque a esponja e certifique-se de que ela está completamente imersa no líquido.
  • Deixe repousar durante 5 a 10 minutos.
  • Por fim, enxague bem com água e esprema.

Método caseiro eficaz para desinfetar esponjas e panos de cozinha Esta mistura é uma boa opção para manter as esponjas limpas, pois o vinagre branco contém ácido acético, um composto com propriedades antimicrobianas.

Esta ácido altera o ambiente químico das bactérias, afetando a sua estrutura celular e dificultando a sua reprodução e sobrevivência. Embora o vinagre não elimine todos os tipos de microrganismos com a mesma eficácia que alguns desinfetantes industriais, pode reduzir significativamente a carga bacteriana em superfícies porosas, como esponjas. Quando combinado com água quente, o seu efeito é intensificado, pois o calor também contribui para enfraquecer ou matar alguns microrganismos. Esta solução é económica, acessível e natural, o que a torna uma alternativa popular para a limpeza diária da casa. Outra boa opção é mergulhar a esponja numa solução de água quente e sal ou adicionar algumas gotas de limão para reforçar o efeito antibacteriano.

Com que frequência deve ser trocada?

Vários estudos mostraram que as esponjas podem conter várias bactérias nocivas, bem como vários grupos de microrganismos patogénicos que causam infeções, por isso este artigo deve ser trocado com uma certa periodicidade. Alguns estudos mostram que, para prevenir possíveis doenças, o mais sensato é descartar esse item pelo menos uma vez a cada duas semanas (aproximadamente 15 dias). No entanto, esses prazos também dependem do uso e dos cuidados com o item.

Cody Life