Um remédio caseiro económico para evitar a formação de condensação nas janelas e manter o calor dentro de casa

Se, no inverno, acorda, abre as persianas e vê o vidro coberto de gotículas, sabe do que estamos a falar. Essa condensação (água que se forma e adere ao vidro) é muito comum, mas não é apenas uma «pequena coisa» estética. Se nada for feito, a casa ficará mais húmida e fria, e o bolor (aquelas manchas que aparecem quando a humidade é elevada) se espalhará livremente. A boa notícia é que existe um remédio caseiro simples para isolar o vidro com uma película transparente e fita adesiva dupla-face. O especialista explica isso num vídeo nas suas redes sociais e finaliza a invenção esticando a película com um secador de cabelo. Além disso, ele também chama a atenção para outro local típico por onde o ar penetra: a caixa das persianas.

Por que aparece condensação nas janelas e por que isso não é apenas um inconveniente?

A condensação nas janelas não só deixa manchas no vidro, mas também altera a sensação dentro de casa. Conforme explicado nas informações, se não forem tomadas medidas, o interior da casa ficará mais húmido e frio, e o aparecimento de mofo será garantido. E, claro, quando a casa esfria mais rápido, os custos de aquecimento podem aumentar, porque é necessário compensar essa perda de conforto. Em suma, no final das contas, não se trata apenas de «vidros embaciados», mas também de humidade na casa e de uma sensação desagradável de frio.

Como isolar o vidro com película transparente e fita adesiva dupla-face para evitar a formação de condensação

A ideia é simples: cobrir todo o vidro e criar uma barreira que impeça a formação de condensação. Para isso, neste caso, são necessárias apenas duas coisas que normalmente se encontram em casa: película transparente e fita adesiva dupla-face, não sendo necessários conhecimentos especiais. Depois de reunir os materiais necessários, siga os seguintes passos:

  1. Cole a fita adesiva dupla-face na moldura da janela, contornando o perímetro do vidro.
  2. Cole o plástico na moldura, tentando esticá-lo e cobrir completamente o vidro.
  3. Com um secador de cabelo, aqueça o plástico para que ele fique ainda mais esticado e reforce a função de barreira isolante (essa camada ajuda a impedir a entrada de ar e umidade).

O objetivo dessa reparação é «proteger» o vidro com essa barreira e, assim, reduzir a formação de condensação. Em outras palavras: menos gotas na janela e uma casa que não parece tão úmida e fria.

O ar penetra através da caixa das persianas? Um truque com rolo térmico refletor

Nem todo o problema está no vidro em si. Conforme explicado, o ar também pode penetrar através da caixa das persianas (caixa onde as persianas são guardadas), o que leva ao arrefecimento da casa e, em última análise, ao aumento dos custos de aquecimento. Para evitar isso, o especialista recomenda remover a tampa da caixa e instalar uma película isolante entre a persiana e a tampa. Ele resume: «Usando um rolo refletor de calor, podemos impedir a entrada de frio ou calor. Meça a largura interna da caixa da persiana, corte o rolo no tamanho certo e, em seguida, coloque-o em forma de «C», explica ele. «Certifique-se de que a persiana está a funcionar normalmente antes de fechar a tampa», conclui o especialista.

Este «rolo refletor de calor», conforme descrito, é um material que é colocado na caixa de acordo com o tamanho para criar uma barreira e impedir a entrada de ar. E uma observação prática importante também fica clara: certifique-se de que as persianas funcionam normalmente antes de fechar a tampa, para não instalar a invenção e descobrir isso quando tudo já estiver fechado.

O que mais pode ser feito para reduzir a humidade na casa e evitar o aparecimento de bolor

Esses meios são descritos como eficazes e úteis, mas não devem ser considerados como a única solução. Em muitos casos, é possível aplicar outras medidas adicionais para reduzir a humidade na casa e diminuir o risco de aparecimento de bolor. Os especialistas lembram que, mesmo no inverno, é muito importante arejar os cômodos diariamente: abrir as janelas por 30 minutos ajuda a reduzir o problema. E se a humidade for muito elevada, pode-se usar desumidificadores, especialmente se pendurar a roupa lavada num estendal dentro de casa, pois isso aumenta significativamente a humidade e a condensação. Antes de passar para a última opção (substituição das janelas), aqui está um breve guia prático sobre o que fazer e quando:

Cody Life