As carraças, como todos sabemos, são artrópodes que se alimentam do sangue de outros animais, incluindo seres humanos. No seu ciclo de desenvolvimento, distinguem-se três fases: larva (3 pares de patas), ninfa (4 pares de patas) e adulto. Para passar de um estágio para outro, elas precisam se alimentar de sangue, único momento em que têm contato com o hospedeiro e que dura entre 3 e 10 dias. Depois de detectar o hospedeiro através de um grande órgão sensorial que possuem nas patas, elas se movem procurando as áreas com menor densidade de pelos, como abdômen, rosto ou orelhas.
É importante referir que o seu tamanho pode variar entre três milímetros e um centímetro, dependendo de fatores tão distintos como o sexo – se é macho ou fêmea -, a espécie, o momento do seu ciclo biológico – se é larva, ninfa ou adulto – e a quantidade de sangue que a carraça ingeriu do seu hospedeiro. Sim, seja este um animal ou um ser humano. Atualmente, são conhecidos cerca de 850 tipos diferentes de carrapatos e, embora a maioria seja inofensiva, alguns deles podem transmitir várias doenças. Por isso, uma grande percentagem da sociedade espanhola questiona-se se existem remédios caseiros para eliminar os carrapatos e proteger os animais de estimação.
1. Folhas de tabaco
Contêm nicotina, que é um potente inseticida. Podem ser esfregadas diretamente no corpo do animal para eliminar as carraças. Também se pode borrifar sobre os animais de estimação um extrato aquoso das folhas ou de qualquer outra parte da planta.
2. Cravo-da-índia

As propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas desta especiaria ajudam a matar as carraças. Para preparar o spray, misture três cristais de cânfora e três cravos secos em um litro de álcool até que se dissolvam completamente. Adicione uma chávena de vinagre de maçã e despeje a mistura em um frasco com atomizador, para depois borrifar sobre o pelo do animal de estimação.
3. Hortelã
É uma ótima defesa natural. Para preparar um spray, basta espremer dois limões e misturar o sumo com 10 colheres de sopa de vinagre de maçã em água morna. Em seguida, mergulhe várias folhas de hortelã e deixe repousar durante toda a noite. Depois, coe a mistura para um frasco com atomizador e pulverize sobre o pêlo.
4. Limão
Pode preparar uma solução desinfetante para dar banho ao animal de estimação com sumo de limão. Se misturar o sumo de limão numa chávena de água, também pode adicionar as cascas e a polpa. Coloque esta mistura em lume brando durante algumas horas e misture este remédio na água do banho normal.
