Será inaugurado um comboio de alta velocidade que atingirá mais de 500 km/h e ligará a capital ao interior

Será construído um mega comboio-bala que ligará duas cidades de grande importância e terá um investimento multimilionário. O Japão volta a colocar-se na vanguarda do transporte ferroviário mundial com um projeto que promete marcar um antes e um depois. O país asiático avança com a futura inauguração de um comboio de alta velocidade que ultrapassará os 500 km/h, ligando a capital a importantes cidades do interior em tempos recorde. Trata-se do Chuo Shinkansen, uma linha baseada em tecnologia de levitação magnética supercondutora, concebida para revolucionar a mobilidade interurbana que ligará Tóquio a Osaka.

O Japão e a vanguarda dos comboios-bala

Desde a inauguração do primeiro Shinkansen em 1964, o Japão é sinónimo de inovação ferroviária. Os seus comboios-bala destacam-se não só pela velocidade, mas também por um recorde de segurança único, uma vez que cumprem normas de altíssimo nível. Isto, por sua vez, explica-se pela utilização de sistemas avançados de design e travagem automática em caso de terramotos, uma condição fundamental num país com elevada atividade sísmica. Com essa experiência como base, o novo projeto aponta ainda mais alto. O Chuo Shinkansen ligará Tóquio, Nagoya e Osaka, reduzindo drasticamente os tempos de viagem e oferecendo uma alternativa ultrarrápida ao transporte aéreo interno.

O comboio que viajará a 505 km/h e bateu recordes mundiais

O serviço comercial do novo comboio está previsto para uma velocidade de 505 km/h, o que permitiria viajar entre Tóquio (Shinagawa) e Nagoya em apenas 40 minutos, e chegar a Osaka em 67 minutos. Entretanto, o material circulante será a série L0, que já fez história ao atingir 603 km/h durante testes na pista experimental de Yamanashi, um recorde mundial absoluto. O sistema SCMaglev utiliza propulsão linear e levitação por meio de ímanes supercondutores, eliminando o contacto entre rodas e carris. Isto reduz o desgaste mecânico e permite manter velocidades extremas de forma sustentada.

Quando estará pronto o comboio-bala que ligará Tóquio e Osaka

Apesar da sua ambição, o projeto enfrenta desafios importantes. A abertura do troço Tóquio-Nagoya sofreu atrasos significativos e já não é esperada antes de 2034. O principal obstáculo encontra-se na prefeitura de Shizuoka, onde persistem preocupações ambientais com o impacto dos túneis no caudal do rio Oi e seus ecossistemas, razão pela qual as obras

Qual é o valor do investimento milionário no comboio de alta velocidade do Japão

A isso se soma a complexidade técnica do traçado: cerca de 86% do percurso é subterrâneo, com túneis de grande extensão, curvas amplas e inclinações exigentes. O custo também reflete a magnitude da obra. O primeiro trecho exigirá mais de 7 trilhões de ienes, enquanto o corredor completo até Osaka ultrapassaria os 9 trilhões.

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