O sistema de «calor azul» permitirá-lhe poupar dinheiro neste inverno Poupar no aquecimento é o objetivo de todos os cidadãos neste inverno. Nas próximas semanas, o frio vai intensificar-se em todo o território da península, o que significa que chegou a hora de ligar os aparelhos para aquecer a casa. Hoje em dia, existem opções boas, bonitas e baratas, como o forno a pellets ou a aerotermia, e, nos últimos anos, os radiadores de calor azul também se revelaram uma boa opção. Neste artigo, encontrará todas as informações necessárias sobre uma boa opção para economizar dinheiro com aquecimento.
Os radiadores de calor azul tornaram-se populares recentemente, pois fornecem energia limpa e permitem que os cidadãos consumam eletricidade de forma eficiente. Tal como outros radiadores, este dispositivo pode ser instalado em diferentes locais da casa e uma das suas grandes vantagens, além da versatilidade, é a facilidade de instalação e ligação, uma vez que pode ser ligado à rede Wi-Fi doméstica, bem como ligar e desligar automaticamente.
E o que é o calor azul? O site oficial da Leroy Merlin dá a seguinte definição: « O calor azul é um sistema de aquecimento por meio de um fluido térmico, cuja principal característica é a otimização de recursos. É uma energia limpa, que não produz resíduos e garante um consumo eficiente de eletricidade. São radiadores com elementos aquecedores revestidos por um líquido com alta capacidade térmica», informa a empresa, e explica aos utilizadores: «O calor gerado por estes radiadores é o que eles emitem, o que os torna altamente eficientes, pois minimiza a perda de energia».

Uma opção para economizar dinheiro com aquecimento
Uma das principais vantagens dos radiadores de calor azul é a forma como eles processam o calor. Estes dispositivos libertam ar quente ascendente, que é menos denso do que o ar à temperatura ambiente. Isto faz com que o calor suba e o calor na divisão seja mantido durante 40-60 minutos. Esta é a principal diferença em relação a outros sistemas de aquecimento e um fator fundamental que permite poupar dinheiro no final do mês.
Os radiadores de calor azul com uma potência de cerca de 1200 W têm outra grande vantagem: depois de atingir a temperatura desejada, o termóstato desliga o aquecedor e o radiador continua a irradiar calor gratuitamente. Graças a isso, esta opção de aquecimento fornece energia elétrica limpa, segura e ecológica. Outra vantagem é a possibilidade de configurar o desligamento e ligamento automáticos para obter a máxima economia no aquecimento. Tudo isso graças à conexão inteligente, suportada pela possibilidade de conexão à Internet neste dispositivo.
Especialistas e economia de dinheiro no aquecimento

Qual é a melhor forma de economizar no aquecimento? A organização de consumidores e utilizadores pronunciou-se recentemente sobre a possibilidade de desligar os dispositivos ou se é melhor mantê-los ligados a uma temperatura baixa, para que o reinício do sistema não resulte num aumento dos custos. «Existe uma opinião generalizada de que, se desligarmos o dispositivo, os custos acabarão por ser mais elevados, uma vez que será necessário recuperar a temperatura. Isso não é totalmente verdade, porque normalmente desligar permite economizar mais», afirma a OCU, que afirma claramente que «desligar o aquecimento permite economizar mais».
engenheiro industrial e especialista em consumo, também se pronunciou sobre esta questão numa entrevista recente ao canal de televisão Cope. «Qualquer sistema de aquecimento consome energia quando está a funcionar. Além disso, mesmo que saia para comprar pão e volte cinco minutos depois, do ponto de vista económico, vale a pena desligar o aquecimento. Do ponto de vista do consumo de energia, isso não é verdade», afirma. O analista económico e especialista em poupança também concedeu uma entrevista à revista Lecturas, na qual deixou claro que «o mais sensato é não deixar o aquecimento ligado durante todo o dia, mas desligá-lo quando não há ninguém em casa». «Não é verdade que consome mais eletricidade e gás quando está ligado.
