Reutilizar tampas de refrigerante nas pernas das cadeiras é uma economia e evita danos dispendiosos no chão Em muitas casas, o barulho das cadeiras ao se moverem pelo chão é um incômodo diário. Elas arranham, rangem e, com o tempo, podem até danificar cerâmicas, mosaicos ou pisos de madeira. Mas existe uma ideia de reciclagem simples, econômica e reutilizável que se tornou tendência porque é realmente um tesouro: usar tampinhas de refrigerante nas pernas das cadeiras. O que parece uma ideia improvisada pode, na verdade, tornar-se um aliado para proteger o chão e evitar ruídos incómodos.
Por que as tampinhas de refrigerante são um tesouro para as suas cadeiras e para que servem
Reciclar tampas de refrigerante é uma ideia genial porque reduz o plástico e, incrivelmente, tem milhares de utilidades em casa. As tampas, especialmente as de plástico que vêm em qualquer bebida açucarada ou refrigerante, funcionam como uma barreira protetora entre o piso e a perna da cadeira. Os seus principais benefícios são:
- Reduzem o ruído ao mover as cadeiras
- Evitam arranhões e marcas no chão
- Prolongam a vida útil dos móveis
- Reutilizam plástico que normalmente acabaria no lixo

Como colocar as tampinhas corretamente
O truque de reciclagem é simples e não requer ferramentas complicadas. O passo a passo começa verificando o tamanho das pernas, pois as tampas devem ficar justas ou ligeiramente ajustadas. Limpe a base da perna da cadeira, ou seja, remova o pó, os pelos ou os restos de sujidade para que adiram melhor. Em seguida, faça uma pequena incisão. Se necessário, corte uma borda da tampa para que se adapte à espessura da perna.
Insira a perna dentro da tampa e pressione até encaixar bem. Por último, fixe com uma gota de cola. Somente se o móvel for muito usado ou o piso for muito escorregadio, você também pode colocar um pedaço de feltro dentro da tampa para reforçar a suavidade do deslizamento. Nesse sentido, as tampas plásticas são especialmente úteis em pisos de madeira ou parquet, pisos flutuantes, cerâmicas brilhantes e até mesmo em ladrilhos que se marcam facilmente Em superfícies muito irregulares, convém verificar de vez em quando se não se soltam. Se preferir algo mais estético, pode optar por protetores de feltro adesivos, borrachas de silicone para pés de móveis ou tampas de borracha antiderrapantes.
