Seja por preguiça ou desconhecimento, nós, utilizadores, costumamos ter alguns maus hábitos com a tecnologia e os eletrodomésticos, como desligar a televisão diretamente da tomada. Mas se fizéssemos de outra forma, poderíamos prolongar a vida útil desses aparelhos e até economizar na conta de luz. E embora os dispositivos que mais ocupam espaço em nossa casa sejam geralmente os que mais consomem, embora sempre haja alguma surpresa, muitas vezes nos esquecemos do consumo do dispositivo mais importante que temos, o nosso smartphone. É verdade que não se pode comparar com o que consome um forno ou uma máquina de lavar roupa, mas o telemóvel é um aparelho que os utilizadores usam a toda a hora e, em geral, carregam todos os dias.
Quanto custa carregar o telemóvel durante toda a noite?
Sem dúvida, a grande maioria das pessoas aproveita as horas de sono para carregar o smartphone, pois é o momento em que certamente não o vão usar. Esta prática, que até recentemente era pouco recomendada por muitos especialistas, pode representar mais 10% da sua despesa anual, de acordo com dados da Organização de Consumidores e Utilizadores (OCU). É verdade que hoje em dia a grande maioria dos carregadores são inteligentes, o que faz com que, quando a bateria está carregada, deixem de consumir, mas mesmo assim é melhor retirá-los para preservar a saúde da bateria.

E deixar o carregador ligado à tomada o dia todo?
Outra má prática que você provavelmente tem é deixar o carregador do telemóvel ligado à tomada o dia todo, mesmo que não esteja a carregar o telemóvel. Seja por preguiça ou por esquecimento, essa é uma má prática, pois, mesmo que em menor grau, também aumenta a conta de luz ao longo do ano. Se tivermos em conta que um carregador ligado à rede, sem estar conectado a nenhum telemóvel, consome em média 0,00002 kWh. E que, em média, fica 16 horas conectado (subtraindo as 8 horas que passamos a dormir com o telemóvel a carregar), gastaremos em média cerca de 0,12 euros por ano. É verdade que não se trata de uma grande despesa e que todos podem assumir este extra que significa deixar o carregador ligado, mas se formos tão benevolentes com todos estes custos no final do ano, a soma de todos eles pode ser mais significativa.
