Grande parte das casas tem o conhecido piso de parquet: aquele piso de madeira que dá um aspecto acolhedor e caseiro a qualquer casa. É um dos preferidos da população, pois é um dos mais duráveis e confortáveis no dia a dia, mas cometer erros na sua limpeza pode danificá-lo gravemente, fazendo com que perca o brilho e ficando com um aspecto opaco e sujo. Por isso, não só é fundamental realizar a técnica correta de limpeza deste piso, mas também conhecer o produto chave que ajuda a dar brilho sem danificar a superfície, deixando-o como se tivesse sido instalado recentemente, independentemente do tempo que tenha.
1. Conceitos prévios
É fundamental compreender que o pior para o pavimento de parquet é o excesso de água e de produto no balde da esfregona. Por vezes, podemos acreditar que, ao esfregar mais ou aplicar mais produto, ficará mais limpo e cuidado, no entanto, esta pode ser precisamente a razão pela qual parece desgastado e sem brilho. Por isso, recomenda-se espremer bem o esfregão antes de começar a esfregar toda a superfície, aplicando apenas a quantidade de produto recomendada pelo fabricante e, no máximo, uma ou duas vezes por semana.

2. O produto no balde da esfregona
O produto estrela para o chão de parquet é o vinagre de limpeza, pois é capaz de dar brilho com apenas uma passagem, mas este produto só é recomendado para parquet, pois noutros materiais, como tarima ou terraço, pode provocar o efeito contrário, eliminando o brilho. No caso dos pisos de parquet, basta adicionar ao balde da esfregona (no qual previamente colocámos água e sabão específico para este tipo de piso) um pouco de vinagre de limpeza, pois uma pequena quantidade será mais do que suficiente.
3. Modo de utilização do produto estrela
Assim, basta aplicar um pouco de vinagre no balde e, com a própria esfregona, misturar os produtos no balde, para poder proceder à limpeza do chão. Tal como indicado pelos especialistas, escorra bem a esfregona e comece a passá-la por todas as superfícies. O mais recomendável, especialmente se o chão estiver um pouco sujo, é trocar a água (e voltar a colocar sabão e vinagre no balde) em cada divisão, para limpar em profundidade sem ter de esfregar com tanta frequência. Isto é mais do que suficiente, no entanto, se quisermos limpar o chão com mais frequência e dar um toque extra de brilho, podemos também utilizar outra técnica.

4. Com a esfregona
Os especialistas recomendam esfregar uma vez por semana para manter o chão em ótimas condições, mas às vezes queremos limpá-lo com mais frequência ou dar ainda mais brilho, por isso, nessas ocasiões, podemos usar a esfregona, pois não danifica a superfície e deixa-a impecável. Basta aplicar um produto para esfregona de limpeza de parquet e passá-la suavemente pelo chão nos dias em que não esfregamos, recolhendo as impurezas, dando brilho e deixando um bom aroma em toda a casa.
