O espécime, carinhosamente apelidado de Teen Rex (Rex Adolescente), é um dos poucos fósseis desse tipo disponíveis aos cientistas.
Um fóssil de um jovem dinossauro Tiranossauro Rex (T-Rex) descoberto por três crianças em Dakota do Norte (EUA) em 2022 permitiu a uma equipa de cientistas responder a perguntas históricas sobre este dinossauro, como quando e por que se tornou uma espécie de proporções enormes.
O espécime, carinhosamente apelidado de Teen Rex (Rex Adolescente), é um dos poucos fósseis de T-Rex juvenis disponíveis aos cientistas, explicou o Dr. Tyler Lyson, do Museu de Ciência e Natureza de Denver, que dirige a escavação.
Descobrem fóssil de milhões de anos que reescreve a história

“Há um punhado de fósseis de T-Rex juvenis. Alguns estão nas mãos de colecionadores particulares. Apenas três ou quatro estão disponíveis para os cientistas”, disse Lyson, que, juntamente com os três jovens autores da descoberta, protagoniza “T.Rex”, um documentário sobre essa descoberta que será lançado no próximo dia 21 de junho.
A razão pela qual há tão poucos exemplares de fósseis de Tiranossauros Rex jovens é que os restos da maioria foram consumidos por outros animais. E aqueles que podem ter sido preservados como fósseissão mais difíceis de encontrar devido ao seu tamanho menor.
Por enquanto, Lyson acredita que o Teen Rex morreu quando tinha 13 ou 14 anos, pouco menos da metade da idade média de um T-Rex adulto, há cerca de 67 milhões de anos.
Esta idade é de especial interesse para os paleontólogos porque é quando se acredita que os Tiranossauros Rex experimentavam a sua fase de maior crescimento.
Os cientistas já expuseram uma tíbia, com 82 centímetros de comprimento, além dos quadris, alguns ossos da vértebra e grande parte do crânio, incluindo parte da mandíbula característica, embora os trabalhos continuem lentamente para continuar a descobrir mais restos.
«A perna e o crânio são os dois mais importantes. Com a perna, é possível fazer a histologia (o estudo da composição e das características dos tecidos). E determinar o crescimento é fundamental», explicou o paleontólogo.
«Os cientistas só podem especular sobre a vida ou o comportamento do «Teen Rex», por isso descobertas como esta têm o potencial de fornecer novas informações sobre as fases iniciais da sua vida», acrescentou.
Com os ossos já localizados, os cientistas estimam que o Teen Rex pesava cerca de 1632 kg, media 7,6 metros da ponta do focinho à ponta da cauda e tinha cerca de três metros de altura. Todas estas medidas correspondem a cerca de dois terços do tamanho de um espécime adulto.

O cemitério dos dinossauros
A área onde o Teen Rex foi descoberto em 31 de julho de 2022 por Liam e Jessin Fisher (dois irmãos que na época tinham sete e dez anos) e seu primo Kaiden (de nove anos), conhecida como Badlands de Dakota do Norte, é famosa pela abundância de fósseis.
O Dr. Lyson cresceu nessa zona e, de facto, foi nas Badlands que encontrou o seu primeiro fóssil quando tinha apenas seis anos.
Quando o pai de Liam e Jessin lhe ligou no verão de 2022 para explicar que os seus filhos tinham descoberto os restos de um dinossauro, o paleontólogo pensou inicialmente que seria o fóssil de um hadrossaurídeo, um herbívoro muito comum, do qual foram encontrados numerosos restos em todo o continente.
