A árvore de limão é uma das árvores mais desejadas e populares. Descubra em que parte do jardim é melhor colocá-la Quando se tem uma árvore de limão no seu jardim, a verdade é que ela pode desempenhar muitas funções, e uma delas é prevenir o aparecimento de pragas ou fungos no seu jardim, não apenas na árvore. Para atingir esse objetivo, a localização dessa árvore é fundamental, algo que muitos se perguntam se compraram um vaso ou se estão a pensar em plantá-la.
Onde é melhor colocar a árvore de limão para prevenir pragas e fungos no jardim
A luz solar é uma das principais características. Deve colocar a árvore num local onde receba pelo menos seis a oito horas de sol por dia, pois isso ajuda a evaporar rapidamente o excesso de humidade nas folhas. Esta última é uma causa comum para o aparecimento de fungos. Além disso, o encharcamento também pode provocar o aparecimento de fungos na árvore de limão. Por isso, ao posicioná-la, é melhor que o solo do seu jardim seja permeável e não argiloso.
Uma das dicas é não plantar a árvore de limão junto a outras árvores. Não plante a limoeira junto a arbustos densos ou paredes que bloqueiem totalmente a passagem do ar, pois a falta de ventilação favorece o aparecimento de várias pragas. A competição por nutrientes também pode ser outro problema neste caso. O melhor local para colocar a limoeira é um local protegido por uma parede virada a sul ou a oeste, o que também cria um microclima quente que a protege das geadas.

Sinais que indicam que o seu limoeiro tem pragas e fungos
- Folhas deformadas ou enrugadas: indicam ataque de pulgões ou minadores de citrinos.
- Manchas e descoloração: pontos amarelos ou prateados (ácaros ou aranha vermelha).
- Gomas ou protuberâncias: pequenas formações nas folhas ou ramos.
- Frutos deformados: limões com formas invulgares ou pequenos.
- Manchas castanhas ou pretas: manchas necróticas nas folhas ou frutos.
- Podridão: frutos com bolor (frequentemente branco/verde como Penicillium) ou raízes podres.
