Esta planta tão popular na decoração da casa tem um forte valor simbólico na antiga filosofia chinesa. De acordo com as crenças do Feng Shui, a antiga filosofia chinesa, existem objetos e elementos que influenciam diretamente as energias de uma pessoa e que podem afetá-la tanto negativa quanto positivamente. Para as práticas desta filosofia, as plantas ocupam um lugar primordial e têm um significado especial. Uma delas é o cacto, que não é utilizado apenas como elemento decorativo, mas também como símbolo energético dentro da casa. A esta planta são atribuídas diversas propriedades relacionadas com a proteção, a abundância e a circulação do dinheiro, embora seja necessário seguir certos passos e localizações específicas para que tenha efeito na vida quotidiana.
Para potenciar a energia positiva e aproveitar todos os benefícios do cacto, é necessário ter em conta certas características e, acima de tudo, o local onde é colocado:

- Para atrair dinheiro e prosperidade: se o objetivo é estimular a abundância económica, o Feng Shui recomenda colocar o cacto na zona sudeste da casa ou do local de trabalho, uma vez que este setor está associado à riqueza. Pode ser colocado sobre um móvel, estante ou secretária, sempre num espaço arrumado e bem iluminado.
- Para proteger a casa ou o negócio: o cacto também é considerado uma planta protetora. Colocá-lo perto da porta de entrada, janelas ou acessos principais ajuda a bloquear energias negativas, más intenções e invejas que vêm do exterior.
- Para o espaço de trabalho: em escritórios ou secretárias, o cacto pode ser colocado num canto, de preferência longe do centro do espaço. De acordo com o Feng Shui, ajuda a manter a concentração e a proteger os projetos e o dinheiro gerado pelo trabalho.
- Onde não deve ser colocado: embora seja uma planta poderosa, o Feng Shui desaconselha a colocação de cactos em quartos ou áreas de descanso, pois a sua energia ativa e defensiva pode interferir no sono e na harmonia emocional.
