O que são os fios que a banana tem sob a casca e por que nem os macacos os comem (mas é um erro jogá-los fora)

Desempenham um papel essencial na formação do fruto, mas podem ser desagradáveis ao serem consumidos A casca da banana é comestível, mas ninguém em sã consciência a come crua. Mais debate pode gerar o que se esconde entre a casca e o fruto propriamente dito, uma espécie de fios que, quando ficam presos à polpa e se destacam demais, quase todo mundo remove.

É preciso reconhecer que a visão, o toque e a textura desses fios, tiras ou fibras são pouco agradáveis e, de certa forma, atrapalham o prazer de saborear uma banana, com sua polpa mais ou menos cremosa e macia. Talvez nem nos apercebêssemos se a comêssemos às cegas, pois muitas vezes estão muito aderentes, mas quando sobressaem um pouco e ficam pendurados, despertam manias e causam uma repulsa quase visceral. Os macacos habilidosos também não gostam muito deles e são mestres em removê-los.

Não sabemos se a maioria dos macacos também é exigente ou maníaca, mas o que eles não são é burros. Esse tipo de fios é rico em taninos, por isso têm um sabor ligeiramente amargo e, acima de tudo, deixam uma sensação áspera na boca, especialmente ao redor da língua. Se um animal pode escolher comer apenas a parte mais saborosa de um alimento, ele o fará, como nós, humanos.

O que são realmente e como se chamam

Os floemas (do grego φλοιός, «casca») são redes de tecidos formadas por células que, juntamente com a ação dos xilemas, distribuem a água, os minerais, os açúcares e outros nutrientes obtidos através da fotossíntese a todas as partes da planta. Precisamos que a banana tenha esses filamentos e que eles tenham funcionado bem para podermos desfrutar de uma fruta bonita e saborosa.

Eles podem ser consumidos sem qualquer problema e não têm outro efeito além daquela sensação de aspereza que já mencionamos, semelhante à que a bromelina do abacaxi provoca ao entrar em contacto com a nossa saliva. A desvantagem é que, se os descartarmos, estaremos também a desperdiçar uma valiosa fonte de nutrientes, pois os floemas são ricos em fibras, vitaminas e minerais, como o potássio.

Caso a sua aspereza apenas o incomode um pouco, pode evitá-la se costuma comer a banana misturada com iogurte, leite, queijo fresco, triturada num batido ou mesmo sobre pão. Mas se a simples visão dos fios da banana lhe causa repulsa, descarte-os sem vergonha, como faria um macaco; você obterá muito mais benefícios comendo a fruta em si. Apenas procure não desperdiçar parte da banana ao removê-los.

Cody Life