Não é para uma receita de culinária: para que serve misturar ketchup com sal

Um truque simples com este tempero permite limpar os utensílios de cobre que oxidam com o passar do tempo. Os conjuntos de panelas de cobre são o sonho de muitos aficionados por cozinha e chefs entusiastas, embora a sua limpeza possa ser uma tarefa complicada, pois não basta lavá-las com água quente e detergente. No entanto, um truque caseiro simples com ketchup permite deixá-las quase como novas, sem recorrer a produtos químicos caros Ao contrário do que acontece com as panelas e frigideiras de aço inoxidável ou teflon, os utensílios de cobre são mais delicados. Não basta deixá-los de molho e depois passar sabão líquido, por isso as manchas de óxido que este metal adquire com o uso podem ser um pouco difíceis de remover. Por serem materiais caros e muito mais eficientes para cozinhar, pois conduzem o calor de maneira mais uniforme, é importante mantê-los bem cuidados. Sem recorrer a produtos de limpeza caros e sofisticados, o ketchup, por sua concentração de ácido e sal, torna-se um poderoso aliado.

Como limpar panelas de cobre com um pouco de ketchup

Antes de aplicar este truque, é fundamental fazer uma distinção. Existe um tipo de utensílio de cobre, revestido com uma leve camada de laca ou verniz, que pode ser facilmente lavado com água e detergente, como qualquer outro conjunto de panelas de aço inoxidável ou cerâmica. O problema surge com aqueles que não têm essa característica, pois após vários meses de uso começam a escurecer e acumular óxido.

Os utensílios deste último tipo são os que requerem cuidados especiais, e é com eles que entra em ação o desconhecido poder de limpeza do ketchup. Se esse escurecimento não for eliminado a tempo, o metal acabará por adquirir uma pátina natural com aquele azul esverdeado tão característico das peças antigas.

Não há muitos segredos na forma de aplicação: basta aplicar o ketchup sobre a parte escura do cobre, deixar agir por alguns minutos e, finalmente, removê-lo suavemente com um pano. Caso não tenha este molho em casa, também é possível preparar uma pasta de puré de tomate e sal para aplicar da mesma forma.

Depois de retirar o ketchup ou a mistura caseira, é fundamental secar a panela imediatamente, pois a água e a humidade aceleram o processo de oxidação. Se o acúmulo for muito intenso e esse truque não for suficiente, será necessário usar um ácido mais forte, como o suco de limão. Nesse caso, basta cortar um ao meio, mergulhar o lado interno em sal grosso e esfregar nas áreas afetadas.

Que práticas devem ser evitadas ao limpar utensílios de cobre

Este conselho é altamente eficaz em casos de acumulação de óxido leve a moderada. Se o problema for um pouco mais grave, talvez seja necessário recorrer a elementos que possam exercer mais força e pressão ou diretamente a alguma pasta específica para limpar cobre. Em qualquer caso, há uma série de práticas que devem ser evitadas a todo custo se quiser manter estes utensílios saudáveis e funcionais por mais tempo.

Em primeiro lugar, nunca se deve usar materiais abrasivos, como lã de aço, porque danificam o metal com riscos que depois não podem ser removidos. O ideal é usar um pano ou esponja macia. Também não se deve colocar o cobre na máquina de lavar louça, nem limpá-lo com lixívia ou deixá-lo húmido.

A maioria dos utensílios deste tipo são revestidos com estanho, por isso o interior costuma ter uma cor prateada. Essa superfície interna não oxida e geralmente é limpa com água e detergente. Na verdade, a manutenção contra o escurecimento concentra-se principalmente no exterior. Se o estanho se desgastar e o cobre começar a ficar visível no interior, é aconselhável deixar de usar essa peça para cozinhar.

Cody Life