Multa de até 288 000 euros a agricultor por cultivar nectarinas sem pagar a taxa correspondente

A Guarda Civil deteve em Lérida um homem por produzir e vender uma variedade protegida desta fruta. A nectarina é uma das frutas preferidas de muitos espanhóis. Além disso, o nosso país é um grande produtor desta fruta, sendo a Catalunha, Aragão, Múrcia e Extremadura os principais produtores. É doce e ideal para consumir como sobremesa e em saladas, podendo também ser utilizada para preparar compotas, sumos ou batidos.

Devido à sua aparência, muitos confundem a nectarina com o pêssego. Mas atenção, ela difere pela casca lisa e cor mais intensa do que o pêssego. Entretanto, existem diferentes variedades de nectarinas, e todas elas têm o seu valor. Obter uma nova variedade não é fácil nem barato. Como observa o jornal, «elas são o resultado de processos complexos de investigação e desenvolvimento, que podem durar anos e exigir investimentos superiores a dois milhões de euros».

Além disso, a proteção dessas variedades funciona de forma semelhante às patentes industriais: os criadores podem registrar as suas criações e obter direitos exclusivos por um determinado período, geralmente de 25 a 30 anos. E o que acontece se você produzir uma variedade «patenteada»? Bem, você cometerá um crime. Foi o que aconteceu com um homem de Lleida, que foi preso em julho por suposto comércio, venda, posse, reprodução e distribuição de uma variedade protegida de nectarina.

A investigação começou em fevereiro e levou a uma plantação de uma empresa agrícola na região de Segri, onde foram recolhidas amostras que revelaram coincidências com variedades protegidas com perfil de ADN idêntico ao da nectarina «nectadiva», pertencente à empresa francesa Agreo Selections Fruit. Essa «cópia» foi criada em três parcelas com um total de cerca de 5000 árvores, que foram tratadas sem o pagamento da taxa correspondente aos detentores dos direitos. «O processo consistiu na reprodução e embalagem, por meio de enxertos ou inoculações, de variedades protegidas de plantas sem o consentimento dos detentores desses direitos de proteção. O detido foi libertado após prestar depoimento na esquadra da polícia», acrescentou a Guarda Civil.

No caso da nectadiva, segundo o Segre.com, trata-se de uma variedade com características especiais em termos de sabor, textura, resistência a doenças e capacidade de armazenamento, o que a torna especialmente valiosa no mercado europeu de frutos de caroço. «A sua polpa suculenta e a excelente relação entre acidez e doçura fazem dela uma das melhores variedades do setor», refere o comunicado.

Cody Life