Misturar óleo de rícino e bicarbonato de sódio: para que serve e por que recomendam a sua aplicação

No mundo da cosmética e dos remédios naturais, encontramos diferentes combinações que, à primeira vista, podem parecer absurdas, mas que, na verdade, são conhecidas pelos seus múltiplos usos e benefícios. Geralmente, elas são compostas por ingredientes e produtos que já temos em casa, que são económicos e que, juntos, podem ajudar-nos em diferentes aspetos.

1. Propriedades do óleo de rícino

Em primeiro lugar, para ter uma ideia clara dos benefícios que esta mistura nos oferece, devemos entender quais são as propriedades que estes dois produtos nos proporcionam separadamente. Quanto ao óleo de rícino, ele é extraído das sementes da própria planta e é um dos mais valorizados no mundo da cosmética, graças às suas propriedades anti-inflamatórias, hidratantes e antimicrobianas. Este óleo natural atua como um hidratante profundo na nossa pele, reduz as rugas e linhas de expressão e ajuda no crescimento das sobrancelhas e pestanas.

2. Benefícios do bicarbonato de sódio

Por sua vez, o bicarbonato de sódio é um daqueles produtos que todos conhecemos e que praticamente não falta em nenhuma casa. As razões são claras, pois este produto, além de nos ajudar em algumas tarefas domésticas graças à sua capacidade de neutralizar odores e desinfetar, também nos ajuda a esfoliar e regenerar a pele.

3. Como aplicá-lo em casa

Assim, com esta mistura, podemos preparar uma máscara facial que esfolia e nutre a pele ao mesmo tempo. Para isso, será necessário aplicar uma pequena quantidade no rosto limpo e seco e massajar suavemente. Em seguida, deixe agir por alguns minutos e retire. O resultado: uma pele mais suave, sem impurezas e hidratada graças ao óleo de rícino. Outro dos usos mais comuns é para suavizar áreas que geralmente são mais ásperas, como é o caso dos cotovelos ou joelhos. Para isso, será necessário realizar o mesmo método de aplicação.

4. A ter em conta

No entanto, embora seja verdade que várias pessoas afirmam ter obtido resultados, é importante ter em conta que cada pele é um mundo e que, por isso, a eficácia pode variar de uma para outra. Além disso, e ainda mais no caso das peles sensíveis, é recomendável usar a mistura em pequenas quantidades, bem como fazer um teste numa zona do rosto antes de aplicar completamente para ver como reage.

Cody Life