Mergulhar sementes de abóbora em água: por que recomendam fazê-lo e para que serve

As sementes de abóbora podem ser altamente benéficas para a saúde. Por que recomendam mergulhá-las em água? A abóbora é um dos vegetais mais consumidos pelos argentinos, e muitos cometem o erro de deitar fora as sementes sem saber que podem aproveitar os seus benefícios de outra forma. Uma das opções é mergulhá-las em água. As sementes de abóbora são benéficas porque são uma fonte rica em nutrientes como magnésio, zinco, gorduras saudáveis, fibras e antioxidantes, que podem ser aproveitados da forma já mencionada.

Porquê mergulhar as sementes de abóbora em água

Quando molha as sementes da abóbora, melhora a sua digestibilidade e absorção de nutrientes, reduzindo os «antinutrientes» como o ácido fítico, que bloqueiam minerais como o zinco e o magnésio. A imersão em água (às vezes com sal) desativa os inibidores enzimáticos e reduz o ácido fítico, melhorando a biodisponibilidade dos minerais mencionados acima. Ao quebrar as suas barreiras naturais, as sementes de abóbora tornam-se mais fáceis de digerir e assimilar, liberando as gorduras benéficas para a saúde e as proteínas da mesma.

Se pretender germinar as sementes, este processo também pode ser benéfico, uma vez que a hidratação inicial acelera a ativação das enzimas, permitindo que germinem mais rapidamente uma vez na terra. Se fizer isso, deve consumir as sementes em poucos dias. No caso de molhar as sementes de abóbora em água, deve fazê-lo por um período de 8 a 12 horas, depois coá-las, enxaguá-las e secá-las bem para conservá-las.

Cody Life