Existem cerca de 14 tipos de tomadas elétricas no nosso planeta. Houve tentativas de padronização, mas elas permaneceram em suspenso. Tudo foi cuidadosamente calculado: documentos, papéis e autorizações de migração. Ao chegar ao destino, parece que as previsões estavam corretas e já podemos desfrutar do local que escolhemos para as férias. Mas surge uma dor de cabeça inesperada quando queremos carregar o telemóvel ou ligar algum dispositivo: as tomadas elétricas não coincidem. Antes de correr atrás de um adaptador, que muitas vezes não é fácil de encontrar, é melhor levar em conta que existem vários tipos de tomadas no mundo, assim como existem diferentes idiomas ou culturas. Ao longo da história, houve tentativas de unificar as tomadas em todo o mundo, mas todas elas fracassaram.
Tentativas frustradas de padronização
Existem 14 tipos de tomadas em todo o mundo, o que cria um problema ao planejar uma viagem. Poucas pessoas levam isso em consideração antes de entrar no carro ou no avião, e só no momento da conexão é que isso se torna evidente. Os engenheiros decidiram unificar o sistema de tomadas no final da Segunda Guerra Mundial, mas a maior parte da infraestrutura já havia sido criada e, durante todo esse tempo, eles não exerceram nenhum controle: «Devido a interesses comerciais, a maioria das empresas concentrou-se em atender aos seus mercados nacionais, o que levou ao surgimento de tantos tipos de tomadas», explicou Pablo Mayor de Bergia, da Associação Espanhola de Normalização (UNE). É necessário esclarecer o que é uma tomada. Trata-se de um dispositivo composto por um pino (ficha), que é a parte móvel do dispositivo, com uma base isolante e pinos ou contactos metálicos que se encaixam na tomada (tomada), que é uma base fixa na parede ou num aparelho, com orifícios nos quais se encaixam os pinos para obter eletricidade.
14 tipos de tomadas no mundo: onde encontrá-las?

Existem cerca de 14 tipos de tomadas no mundo, dependendo da localização geográfica; são elas:
Tomada tipo A: é a tomada mais comum, caracterizada por dois pinos planos paralelos com um pequeno orifício em cada um, e é padrão em muitos países, exceto no Japão, onde um dos pinos é mais largo que o outro.
Tomada tipo B: tem duas fichas planas paralelas, como a anterior, com a diferença de que uma delas é ligeiramente mais larga que a outra. Da mesma forma, tem um pequeno orifício e também uma terceira ficha redonda, mais longa que as outras, localizada no meio.
Pino tipo C: tem dois pinos redondos paralelos e é usado na maior parte do continente europeu. Existe também um modelo em que um dos dois pinos é plano. Estas tomadas são conhecidas como «europlug».
Ficha tipo D: tem três pinos redondos grandes que, juntos, formam um triângulo. Um dos pinos é mais longo, pois serve como ligação à terra. É utilizada na Índia, no Sri Lanka, na Namíbia e no Nepal.
Tomada tipo E: consiste em dois pinos redondos paralelos com um orifício em cada um para ligação à terra. É utilizada em França, Bélgica, Eslováquia e Marrocos.
Ficha tipo F: semelhante à anterior, com a diferença de que as fichas têm duas ligações à terra, uma na parte inferior e outra na parte superior.
Ficha tipo G: tem três pinos retangulares que formam a letra T. Contém um fusível incorporado.
Ficha tipo H: tem três pinos redondos que, juntos, formam um triângulo. Um dos pinos serve para ligação à terra. É utilizada apenas em Israel.
Ficha tipo I: Tem dois pinos planos em forma de V invertido e outro, localizado na parte inferior, para ligação à terra. Este tipo é utilizado na Argentina.
Ficha tipo J: Tem dois pinos redondos e outro acima deles, formando um triângulo alongado. O último serve para ligação à terra.
Ficha tipo K: tem duas pontas redondas e outra que é utilizada para ligação à terra. Esta última está localizada na parte inferior e forma um triângulo.
Ficha tipo L: plana, tem três pontas redondas dispostas paralelamente; a do meio serve para ligação à terra. É utilizada na Itália, Chile e Uruguai.
Ficha tipo M: tem três pinos redondos longos que formam um triângulo. Um dos pinos serve para ligação à terra e é mais longo e grosso do que os outros.
Ficha tipo N: tem dois pinos redondos posicionados afastados um do outro. No meio, há outro pino para ligação à terra. Esta ficha é utilizada no Brasil.
