Os CDs que já não usa podem ser pendurados no limoeiro, sendo este um truque caseiro eficaz para acabar com um problema A árvore de limão é uma das espécies mais populares, e a primavera é uma das épocas em que você deve prestar mais atenção a ela. Nesse sentido, um dos problemas mais frequentes é a presença de diferentes pragas e aves, que você pode afugentar com um truque caseiro engenhoso. Ao pendurar uma série de CDs, pode evitar que diferentes aves, como as pombas, bicem e perfurem os limões que a árvore produz. Como é que isso funciona na realidade? Os CDs antigos podem ser usados na sua árvore de limão.
Por que recomendam pendurar CDs nos ramos da árvore de limão
Os pássaros e as pombas podem danificar as árvores de limão, principalmente bicando os frutos maduros, deixando-os inutilizáveis ou suscetíveis a doenças, embora às vezes os danos sejam causados por outras pragas.
Para evitar este tipo de problemas, o que pode fazer é pendurar CDs velhos nos ramos da árvore de limão, um truque que serve para confundir e assustar os animais que podem danificar a árvore.
As duas faces dos CDs refletem a luz solar em várias direções, criando flashes que incomodam e desorientam as aves, impedindo-as de pousar na sua limoeira.
Assim, os pássaros associarão a sua limoeira ao incómodo visual e preferirão ir embora, evitando pousar, fazer ninhos ou defecar.
As aves procuram a sua limoeira com o objetivo de consumir os frutos.
Agora já sabe, se tem uma árvore de limão e quer protegê-la dos pássaros, o melhor é colocar CDs nos seus ramos para evitar problemas e danos.

As pragas mais comuns e presentes na árvore de limão
- Pulgões (Áfidos): pequenos insetos que se agrupam em rebentos tenros e na parte inferior das folhas, sugando a seiva e deformando-as.
- Cochinillas (Cotonet, Acarina): insetos esbranquiçados que se fixam nos caules e nas folhas, secretando melada e enfraquecendo a árvore.
- Mosca branca (Aleurocanthus woglumi): pequenos insetos (pretos ou brancos) que sugam a seiva, localizando-se na parte inferior das folhas.
- Ácaros (Araña Roja): minúsculos aracnídeos que causam manchas e teias finas, enfraquecendo a folha.
- Minador de folhas (Phyllocnistis citrella): larvas que escavam galerias sinuosas dentro das folhas jovens, que se deformam e caem.
- Mosca-das-frutas: ataca os frutos, provocando a sua queda prematura.
