Muitas pessoas têm uma árvore de limão em casa, assim como existem vários truques caseiros que pode implementar para manter esta árvore em bom estado. Por exemplo, muitos recomendam enterrar garrafas de Fernet na sua base, uma ação que pode trazer grandes benefícios. A fama desta árvore em diferentes lares deve-se principalmente à versatilidade e aos múltiplos usos do seu fruto, o limão, que é uma fonte de sabor e vitamina C, ideal para a cozinha e a saúde.
Acontece que as garrafas invertidas costumam ser usadas para criar um efeito de microestufa, mantendo a humidade, regulando a temperatura do solo do limoeiro e permitindo uma rega por gotejamento lento. Mas, além disso, as garrafas de Fernet podem fornecer ferro à árvore de limão. O óxido deste material dissolve-se na terra e é absorvido pelas raízes da árvore.

Graças a este truque caseiro, as pragas não se aproximarão da sua árvore de limão. Além disso, as garrafas invertidas ou elementos pontiagudos atuam como proteção física contra insetos ou pequenos animais que podem danificar os rebentos jovens da árvore. Justamente, o reflexo solar provocado pelas garrafas de Fernet pode ser desconcertante para pássaros ou pragas que queiram atacar a sua limoeira. Como pode ver, este é um truque caseiro que pode ajudá-lo a manter a árvore livre de pragas.
Com que frequência se deve podar a árvore de limão no verão
A poda da árvore de limão no verão é geralmente realizada uma única vez, de preferência no início da estação, mas também pode ser no final da colheita. Especificamente, recomenda-se uma intervenção leve e pontual durante os meses de verão, sem podas repetitivas, focada na limpeza e eliminação de rebentos.
