Como cuidar do pescoço a partir dos 50 anos e os maus hábitos que devem ser evitados

A revista cita Marie-Alice Labadie, responsável pela formação da Novelskin, que explica: «Trata-se de uma zona particularmente frágil, na medida em que contém muito poucas glândulas sebáceas e o sebo é um excelente escudo cutâneo, que ajuda a manter a hidratação e impede a penetração de agentes irritantes. Sem essa proteção, a pele do pescoço sofre mais rapidamente os efeitos do envelhecimento cutâneo”. Se não tem o hábito de limpar e esfoliar a pele dessa zona, é hora de começar. É muito frequente que o pescoço seja excluído das rotinas de limpeza, hidratação e nutrição do rosto, o que é um erro que deve ser corrigido. É preciso ter em conta que, a partir dos 50 anos, a pele do pescoço pode sofrer uma perda prematura de tonicidade e densidade, e podem aparecer pequenas rugas e até manchas. Antes dos 50 anos, é possível limitar-se a um bom creme hidratante, que será suficiente para proporcionar a hidratação necessária ao pescoço. Mas, depois dessa idade, será necessário investir em cuidados mais específicos.

Trata-se de cremes suavizantes e reafirmantes especialmente concebidos para o pescoço e o decote. As suas fórmulas geralmente contêm ativos que estimulam a formação de colagénio, como o retinol (vitamina A) ou os peptídeos (moléculas compostas por vários aminoácidos, que ajudam na regeneração do tecido dérmico); além disso, contêm outros ingredientes antioxidantes, como a vitamina C. O efeito de restaurar a tensão ou prevenir a flacidez é obtido com ingredientes naturalmente reafirmantes, como a cafeína.

Para um melhor resultado, é importante a forma de aplicação destes produtos. «Aqueça o creme na palma da mão antes de aplicá-lo no pescoço, o que deve ser feito com movimentos de baixo para cima para contrariar o sentido do relaxamento cutâneo», disse a especialista, acrescentando que as massagens no pescoço devem ser suaves, devido à fragilidade da pele.Outra chave para obter resultados é a regularidade: assim como no rosto, o produto escolhido deve ser aplicado de manhã e à noite.Além disso, a pele do pescoço deve ser incluída na limpeza diária do rosto e na esfoliação semanal, cujo objetivo é estimular a renovação celular. No entanto, no pescoço deve-se usar um produto suave.

Exercícios e postura

O primeiro passo, diz a especialista, é evitar maus hábitos. «O telefone é um verdadeiro flagelo para a pele do rosto. O queixo inclinado sobre o esterno acentua as rugas da zona. Concentrem-se em levantar a cabeça quando falarem ao telefone.» A tensão na nuca e no pescoço, muito comum nos dias de hoje, também é um fator de envelhecimento. É importante evitar a contração, em particular, do platisma, músculo que vai da mandíbula à clavícula e que é responsável pelas rugas no pescoço. Dois exercícios são úteis. Um consiste em pronunciar as vogais de forma enérgica e marcada. O segundo: colocar a língua no alto do palato, contrair a mandíbula e manter a posição entre 10 e 20 segundos. Por fim, o artigo garante que existe um remédio caseiro das avós que realmente funciona. A água fria no final do banho tem efeitos tensores e reafirmantes na zona do decote e do pescoço.

Cody Life