cardiologista, sobre os frutos secos, necessários para uma boa saúde: «Eles reduzem o nível de colesterol prejudicial».

O médico recomenda o consumo moderado deste produto para manter o funcionamento natural do coração e dos vasos sanguíneos. Cada um de nós, no seu dia a dia, pode tomar medidas para melhorar a sua saúde. A comunidade médica demonstrou as vantagens multissistémicas de alguns hábitos simples. Uma caminhada de uma hora em ritmo acelerado, evitar comer em excesso ou respeitar um regime de descanso, entre outros, melhoram a qualidade de vida de quem os pratica. Um dos aspetos que suscita maior interesse nesta discussão é a saúde do sistema cardiovascular. A maior parte da população mundial sofre conscientemente de alguma doença nesta área. Segundo estimativas da OMS, em 2024 havia 1,4 mil milhões de adultos entre 30 e 79 anos com hipertensão em todo o mundo. Eles também relatam que 19,8 milhões de pessoas morrem anualmente de doenças cardíacas. Tendo em conta estes dados, instintivamente queremos encontrar uma solução.

Este médico renomado partilhou com o seu público um conselho nutricional que melhora significativamente a saúde. «Existe uma fruta seca que supera todas as outras quando se trata de melhorar a saúde, e você ficará surpreendido», avisa ele no seu vídeo. Ele divide os benefícios desse produto em três pontos, com base no efeito positivo de seus componentes no sistema cardiovascular. Ele não reduz o colesterol total de forma descontrolada, mas reduz o LDL oxidado, o colesterol que causa infartos e derrames», esclarece. Ele cita um estudo que confirma este primeiro argumento: «De facto, uma meta-análise do American Journal of Clinical Nutrition mostrou uma redução surpreendente nos níveis de LDL oxidado, de até 10% em pessoas que o consomem».

Esta lipoproteína de baixa densidade adere facilmente às paredes das artérias, causa inflamação e contribui para a formação de placas, que é o principal processo da aterosclerose — endurecimento das artérias — e aumenta o risco de enfartes e acidentes vasculares cerebrais. «Em segundo lugar, e isso é incrível, aumenta a variabilidade do ritmo cardíaco, que pode ser medida com um relógio», partilha o criador de conteúdo. «Este é um dos indicadores mais modernos da saúde e juventude do seu coração, e isso está relacionado com o facto de ele modular a atividade do sistema nervoso parassimpático, que neutraliza os efeitos do stress». Este aumento do fluxo sanguíneo pode ser alcançado através de exercícios físicos. Assim, o coração fica mais forte, bombeando sangue e oxigénio de forma mais eficiente. A melhoria da circulação sanguínea ajuda a controlar o peso, os níveis de açúcar e colesterol, fortalece o sistema imunológico e aumenta a capacidade aeróbica, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares e melhorando as funções cognitivas.

Quantidade recomendada de consumo desta fruta seca

«E, em terceiro lugar, o mais surpreendente é que reduz a inflamação sistémica, que é a causa comum de todas as doenças não infecciosas do século XXI», afirma o médico. «Isso foi demonstrado pela redução de 10 a 15% dos marcadores que podem ser observados em análises, como a proteína C reativa ultrassensível». A proteína C-reativa (PCR) é uma proteína cujo nível aumenta em caso de inflamação e infeção, bem como após um enfarte agudo do miocárdio. Um nível elevado desta substância no sangue está diretamente relacionado com a aterosclerose e o estreitamento dos vasos sanguíneos.

Sabendo de todas essas vantagens, resta descobrir quais alimentos podem fornecê-las quando consumidos diariamente. «Um estudo influente mostrou que as pessoas que consumiam trinta gramas de nozes por dia, cerca de seis a oito, dependendo do tamanho, ou uma mão cheia, se já descascadas, tinham um risco 30% menor de enfarte», partilha o médico. De acordo com este estudo, a dieta mediterrânica pode ser ainda mais benéfica para a saúde cardiovascular se for enriquecida com estas nozes. O médico faz uma advertência. Ele alerta os seus seguidores que, embora o consumo diário de nozes seja benéfico, é necessário controlar a quantidade para não anular os seus benefícios. «Tenha cuidado com as calorias, porque, como sabe, a sua quantidade deve ser ajustada em relação aos outros alimentos para não exagerar, uma vez que são bastante calóricas», conclui.

Cody Life