Aumento confirmado para os pensionistas em 2026: qual será o valor e quando será pago?

Por decisão do governo, o aumento de 2,7% será aplicado a todos os pagamentos de pensões baseados em contribuições. As pensões contributivas deverão aumentar 2,7% em 2026, graças aos dados preliminares sobre a inflação em novembro (3%), que já permitem estimar o aumento previsto para o próximo ano.

De acordo com as estimativas do Instituto Valenciano de Estudos Económicos (Ivie), as pensões mínimas sem dependentes aumentarão 7,07% e as pensões com dependentes aumentarão 11,43%. Assim, a pensão mínima de velhice com cônjuge dependente, bem como certas prestações por invalidez e viuvez com responsabilidades familiares, passarão de 1127,6 euros por mês em 2025 para 1256,5 euros em 2026.

Aumento das pensões não seguradas

As pensões não seguradas por velhice e invalidez também serão significativamente aumentadas, uma vez que são recalculadas de acordo com uma metodologia semelhante à das pensões mínimas, embora o índice de suficiência seja fixado em 75 % do limiar de pobreza. Em 2026, a pensão não segurada aumentará 11,34%, passando de 564,7 euros por mês em 2025 para 628,7 euros, o que representa 64 euros por mês.

Aumento para os pensionistas em 2026: quanto e quando será pago?

De acordo com os dados do Ministério da Inclusão, a reavaliação significa que um pensionista que recebe uma pensão de 1511,5 euros por mês (pensão média de velhice) receberá 1552,3 euros por mês em 2026, o que representa um aumento anual de 572 euros ou 40,8 euros por mês. Pode ser interessante: Aumento confirmado para os pensionistas em 2026: quanto e quando será pago? Abre numa nova aba.

Este aumento afetará cerca de 9,4 milhões de pessoas que recebem 10,4 milhões de pensões contributivas, bem como 734 000 pensões correspondentes ao sistema Clases Pasivas del Estado, que também serão reavaliadas utilizando o mesmo índice. A ministra da Segurança Social, Elma Saís, salientou que, graças a esta reavaliação de acordo com o IPC, «os pensionistas têm garantida a manutenção do seu poder de compra no próximo ano», no âmbito do compromisso do governo de garantir «cada vez mais equidade e estabilidade» ao sistema.

Quando é que os bancos pagam as pensões?

Apesar de o Instituto Nacional da Segurança Social (INSS) transferir as pensões entre os dias 1 e 4 de cada mês, a maioria dos bancos transfere as pensões aos seus clientes uma semana antes. No entanto, isso não é uma obrigação das instituições financeiras e, por isso, algumas pessoas não recebem antecipadamente a sua pensão.

O portal HelpMyCash explicou que isso se deve ao facto de os bancos «já saberem quais os clientes que recebem a pensão e qual o seu montante», o que lhes permite transferir os pagamentos alguns dias antes.

Cody Life