A técnica para manter a Flor de Pascua cheia de vida e em perfeitas condições durante todo o ano, sem quase nenhum esforço

A Flor de Pascua é a planta por excelência do Natal, já que as suas folhas vermelhas decoram muitas casas durante as festas. No entanto, quando janeiro começa, muitos não sabem como mantê-la, e por isso, após algumas semanas, ela acaba murchando. A verdade é que, embora seja uma planta típica do inverno, podemos mantê-la bonita e cheia de vida durante todo o ano, pois só precisamos conhecer suas particularidades e entender como cuidar dela adequadamente, evitando que ela se estrague antes do tempo e fazendo com que chegue cheia de vida ao próximo Natal

1. A luz é fundamental

Uma das coisas que devemos ter em conta para evitar que a nossa flor de Natal murche é a luz e a temperatura a que está exposta. Esta planta precisa de ser colocada numa zona onde receba luz natural, mas sem correntes de ar, sejam elas frias ou quentes, porque podem enfraquecê-la muito. Por isso, o mais recomendável é colocá-la perto de uma janela, por onde entre a luz de que necessita, mas evitando abri-la durante muito tempo, pois assim evitaremos que fique exposta a correntes de ar. Paralelamente, evitaremos colocá-la junto a radiadores ou bombas de calor, pois esse calor tão seco pode enfraquecer não só a Flor de Natal, mas qualquer planta que esteja próxima. O ideal para esta planta é estar sempre entre 16 e 21 ºC.

2. Os caules revelam o seu estado

Com o passar dos meses, a Flor de Pascua pode ir perdendo a sua clássica cor avermelhada: é um processo totalmente normal, uma vez que passa por diferentes fases até atingir os tons avermelhados típicos do Natal. Perante a perda de cor nas folhas, muitas pessoas pensam que a planta está murcha, mas não é assim, e existe uma forma muito simples de verificar se está murcha ou se está simplesmente a mudar de cor, e é através dos seus caules. Se os caules estiverem verdes, a planta está em perfeitas condições, independentemente do estado das folhas; enquanto que, se os caules ficarem castanhos ou escurecerem, isso significa que a planta não está a ser bem cuidada.

3. Rega e manutenção ao longo do ano

Em relação à rega, não é necessário manter a terra sempre húmida, mas pode espaçá-la ao longo da semana. O recomendável é regar duas ou três vezes por semana, sempre na terra, evitando que a água caia sobre as folhas.

Quanto à manutenção, cada estação terá necessidades diferentes:

  • No inverno, podemos manter a Flor de Pascua perto da janela, onde receba luz solar e sem correntes de ar.
  • Na primavera, transplantá-la-emos para um vaso maior e podemos deixá-la no mesmo local.
  • No verão, afastá-la-emos um pouco da janela, para que continue a receber luz, mas não de forma tão direta.
  • Por último, no outono, tentaremos que receba o mínimo de luz solar, pois assim conseguiremos aquele tom avermelhado tão característico.

4. A poda

Quando as festas terminam, as pessoas pensam que é altura de podar a planta, mas isso pode enfraquecê-la completamente. Devemos cuidar da planta normalmente, seguindo os passos indicados anteriormente, e só devemos podá-la quando ela tiver perdido naturalmente todas as suas folhas. Quando possível, deixaremos os seus ramos com um tamanho de aproximadamente 10 centímetros, para que possam voltar a crescer as suas folhas vermelhas que tanto a caracterizam.

Cody Life