A Nestlé confirmou que o recall do leite em pó NAN está relacionado ao risco de contaminação pela toxina cereulida

O recall está relacionado à possível presença de toxina bacteriana no lote NAN SUPREME PRO 2. A empresa também se pronunciou sobre a possível contaminação de outros tipos de produtos A Nestlé confirmou que a retirada do mercado nacional da fórmula infantil da marca NAN está relacionada com a possível presença de cereulida, uma toxina de origem bacteriana que pode causar doenças transmitidas por alimentos. Esta informação foi divulgada num comunicado oficial após a publicação de relatórios sobre recolhas e alertas sanitários noutros países da América e da Europa. Antes deste anúncio, a Digesa já tinha informado sobre a recolha voluntária do produto, embora não tivesse indicado o motivo, referindo apenas um «possível desvio dos padrões de qualidade».

A empresa reiterou que a recolha é preventiva e voluntária e afeta apenas o lote 52840742F2 NAN SUPREME PRO 2 em embalagens de 800 gramas com data de validade em 11 de outubro de 2027. Esta medida foi tomada em coordenação com as autoridades locais No seu comunicado, a Nestlé indicou que esta decisão foi tomada devido a uma discrepância detetada na qualidade deste lote e que a recolha é uma medida de precaução, embora, segundo os seus dados, até ao momento não tenham sido registados quaisquer incidentes relacionados com o consumo deste produto no Peru.

A Nestlé exclui a presença de toxinas em outros tipos de produtos NAN

Além disso, a Nestlé enfatizou que nenhum outro lote ou produto que comercializa foi afetado e reiterou que a sua política de qualidade e segurança visa garantir o máximo nível de proteção aos consumidores, agindo — segundo ela — de forma responsável, transparente e em conformidade com as normas vigentes. Como é sabido, foram registados noutros países casos de possível contaminação por toxina cereulida em vários produtos da marca NAN e outras misturas infantis em pó da empresa Nestlé. Os avisos sobre os riscos para a saúde e as retiradas preventivas referiam-se exclusivamente a determinados lotes com determinados prazos de validade e tipos de produção.

O que é a toxina cereulida e como ela afeta a saúde?

A toxina cereulida é uma substância produzida pela bactéria Bacillus cereus. Esta toxina é resistente ao aquecimento e pode estar presente em alimentos contaminados. O seu consumo pode causar vómitos intensos, náuseas e distúrbios gastrointestinais durante várias horas, que são sintomas de intoxicação alimentar. Em casos graves, a exposição à toxina pode afetar órgãos como o fígado e os rins, pelo que a sua deteção e prevenção são fundamentais para proteger a saúde. A retirada das fórmulas infantis da Nestlé foi motivada pela detecção, durante o controlo de qualidade, de um problema com o ácido araquidónico utilizado na produção. De acordo com a empresa multinacional suíça, a matéria-prima contaminada levou ao aparecimento de cereulida, uma toxina produzida pelo Bacillus cereus, em alguns lotes inicialmente produzidos na fábrica na Holanda. Posteriormente, descobriu-se que esse ingrediente foi distribuído para outras fábricas, o que levou ao recall do produto em vários países da Europa, América Latina e Turquia.

Cody Life