Se limpar este filtro a cada dois ou três meses, a sua máquina de lavar roupa continuará a funcionar corretamente e as suas roupas sairão sem odores desagradáveis.
Se notar que as suas roupas saem da máquina de lavar com cheiro de humidade, muito molhadas ou com excesso de fiapos, é provável que precise limpar o filtro. Esta peça é responsável por proteger a bomba de drenagem de objetos sólidos que tenham sido lavados por engano, como moedas. Assim como fiapos, cabelos e partículas que podem bloqueá-la e danificá-la.
Quando o filtro fica saturado, a máquina de lavar não consegue escoar a água corretamente, ficando estagnada. Daí o mau cheiro e a maior quantidade de fiapos. Pode melhorar isso limpando o filtro. Esta tarefa ganha mais importância durante o inverno, pois lavamos roupas pesadas que soltam uma maior quantidade de fibras e fiapos, que precisam ser eliminados pelo escoamento.
1. Localize o filtro e prepare a área

O primeiro passo para limpar o filtro da sua máquina de lavar roupa é encontrá-lo. A sua localização pode variar dependendo do modelo. Mas, em geral, nas máquinas de lavar roupa de carga frontal, ele costuma estar atrás de uma pequena porta no canto inferior direito do aparelho. Já nas máquinas de carga superior, ele geralmente fica dentro do tambor.
Depois de o encontrar, desligue a máquina de lavar da corrente para maior segurança. Coloque uma toalha velha no chão, logo abaixo do filtro. De lá sairá líquido, pois, mesmo com a máquina desligada, sempre fica água retida no sistema.
Se tiver um recipiente baixo e plano em casa, como uma bandeja, tenha-o à mão. Será útil nos passos seguintes.
2. Esvazie a água
Em alguns modelos de máquina de lavar, ao abrir a porta, encontrará apenas a tampa do filtro; em outros, também haverá uma pequena mangueira com tampa. Se a sua for do segundo tipo, comece abrindo a tampa da mangueira e coloque a bandeja que indicamos anteriormente por baixo dela. Aguarde até que toda a água retida saia.
Em seguida, desaparafuse a tampa do filtro para removê-la. Por outro lado, se a sua máquina de lavar não tiver a mangueira, desaparafuse diretamente a tampa do filtro, mas faça isso aos poucos, para controlar a água que sairá. A bandeja pode ajudar a recolher a água, mas é provável que a toalha que colocou também fique molhada.
3. Limpe muito bem

Depois de retirar da máquina de lavar, coloque o filtro debaixo da torneira e lave-o com a ajuda de uma escova de cerdas macias. Remova todos os fiapos, cabelos, moedas e partículas de detergente que encontrar.
Também é aconselhável limpar o local onde estava inserido antes de o colocar. Com uma escova de dentes velha, remova toda a sujidade. Tenha em conta que atrás deste espaço está a bomba de drenagem, por isso a ideia é que não fique nada lá que obstrua o seu funcionamento.
4. Reinstale e verifique
Aparafuse novamente o filtro no orifício, certificando-se de que fica bem fixo. Em seguida, faça um pequeno teste, ativando um ciclo curto de enxaguamento na máquina de lavar. Observe a área do filtro, procurando possíveis pingos. Se for o caso, ao terminar, ajuste novamente o filtro, pois ele não ficou posicionado corretamente.
Pode fazer a limpeza a cada dois ou três meses, mas se tiver animais de estimação em casa, antecipe-a para uma vez por mês. Esta pequena ação pode ajudar a reduzir o cheiro a humidade e os fiapos nas suas roupas — ainda mais se limpar o tambor com vinagre. Mas, se depois disso eles persistirem, é possível que outra peça esteja a causar o problema, por isso é aconselhável procurar a ajuda de um profissional.
