Adeus ao pano de cozinha: o substituto eficiente e inteligente que está cada vez mais presente em lares de todo o mundo

Uma alternativa com muitos benefícios. María é autora do romance «Casas limpias», um retrato de como são tratadas as mulheres que se ocupam da limpeza da casa, cuidam de crianças ou idosos e das tarefas domésticas, tudo com um toque de humor, mas que reflete muito bem a realidade delas, como se pode ver num início carregado de tédio: «Passo o dia a limpar. Às terças-feiras faço uma limpeza geral. No resto da semana, aspiro a casa, sacudo os sofás, arrumo as almofadas e lavo duas máquinas de roupa. Regularmente, esvazio o depósito do chuveiro de pelos, o que é algo semelhante a purgar-me. Quando não estou a limpar, estou a pensar em limpar».

Isto é o que a autora relata, explicando que a obra trata «desse paternalismo com que tratamos estas mulheres, quando pensamos que coitadas, não têm nada na vida e acabam por limpar», tem muito a ver com isso, com os cuidados domésticos, que não se resumem apenas a fazer as tarefas, mas a reinventar-se a cada momento. Porque sim, este mundo também se atualiza com o passar do tempo e muitos fatores intervêm, como os mercados ou as tendências. E isso podemos ver claramente em alguns produtos.

Nesse sentido, tratam de uma dessas mudanças que está a ocorrer em relação a um artigo que se encontra em todas as casas: o pano de cozinha. Eles garantem que ele está a perder terreno para uma alternativa que promete ser mais prática, sustentável e econômica, pelo menos a longo prazo, em comparação com os tradicionais. Dessa forma, o acúmulo que se fez até hoje acabaria com essa solução reutilizável que promete ser muito mais duradoura e que já circula em um bom número de países.

O substituto dos panos

Trata-se nada mais nada menos do que toalhas de pano, que, segundo a mídia, se tornaram uma ferramenta de limpeza indispensável, considerada uma evolução dos panos convencionais graças ao seu tecido mais durável e vendida em rolos com um sistema de velcro muito mais prático. Em termos económicos, talvez o gasto seja maior inicialmente, mas se tivermos em conta a sua durabilidade, será muito mais barato do que os clássicos de uso único, que têm de ser constantemente substituídos.

E não perde as propriedades do seu antecessor, podendo ser usado para absorver líquidos, secar utensílios e facilitar a limpeza geral, porque a verdadeira diferença é que são fabricados com microfibra ou algodão altamente absorvente, o que faz com que retenham mais humidade e sejam mais resistentes. Sem esquecer que a sua utilização reduz o consumo de produtos descartáveis e a acumulação de resíduos, sendo assim outro ponto forte o seu baixo impacto ambiental em comparação com os panos de cozinha convencionais.

Cody Life