Às vezes, pode surgir um odor muito desagradável no banheiro sem motivo aparente: do nada, um cheiro de cano invade o ambiente, sem saber o que é ou de onde vem. Muitos não sabem, mas ele vem do sifão, aquela peça circular metálica que se encontra no chão de todos os banheiros. Alguns limpam a tampa do sifão pela parte superior ao esfregar o chão, mas poucas pessoas limpam o interior com frequência, o que pode fazer com que a sujeira se acumule e comece a emanar maus odores.
1. O que é e como se limpa

O sifão tem precisamente a função de impedir que os maus odores dos canos e de outras habitações (se estivermos numa comunidade de vizinhos) se espalhem por toda a casa, mas se estiver obstruído ou mal vedado, é quando eles começam a sair do seu interior. Por isso, embora poucos o saibam, é fundamental realizar limpezas regulares do seu interior, uma vez que é um processo simples e que não requer muitos materiais.
2. Como limpar o sifão
A primeira coisa a fazer para limpar o sifão é desaparafusar a tampa com uma chave, para depois retirar as outras tampas que encontrarmos no interior. É fundamental lembrar a ordem e a posição das mesmas, para quando formos colocar tudo no lugar.
Quando tivermos removido tudo, encontraremos água (o que é normal, pois a função da água é impedir a saída de maus odores) e provavelmente cabelos e partículas. Qualquer resíduo sólido que não deva estar lá deve ser removido, para evitar a formação de obstruções que causam maus odores. Em seguida, procederemos à limpeza.
3. Os produtos que devem ser utilizados

Para limpar as tampas de sujidade e óxido, utilizaremos um desinfetante e uma escova de cerdas duras, a fim de remover qualquer resíduo. Repetiremos a mesma operação no chão, na área onde a tampa é colocada, pois também pode acumular muita sujidade nessa área.
Em relação ao interior, basta remover os resíduos, pois não é necessário realizar mais etapas. Antes de recolocar as tampas, deixaremos a água da torneira correr até que a água dentro do sifão fique completamente transparente.
Por fim, colocaremos as tampas no lugar e nos certificaremos de que elas vedam bem o orifício, para que os maus odores não voltem a emanar de dentro.
