O facto de o seu limoeiro apresentar uma série de manchas pretas significa que há um problema, embora seja solucionável
As manchas pretas indicam sempre um problema no seu limoeiro.
A árvore de limão é uma das espécies mais comuns em diferentes lares devido aos grandes benefícios que pode oferecer. Por isso, quem a tem deve prestar atenção e ter em conta uma série de sinais que podem surgir na espécie, tanto positivos como negativos.
Por exemplo, algo que muitos proprietários muitas vezes não entendem o que significa é quando aparecem uma série de manchas pretas nas folhas e frutos da espécie, algo causado por diferentes fatores.
O limoeiro pode apresentar uma série de problemas que muitos desconhecem.
O que significa o limoeiro ter manchas pretas nas folhas e frutos

As manchas pretas no seu limoeiro geralmente significam uma infecção por fungos, comumente a Mancha Preta dos Citrinos (Phyllosticta citricarpa) ou Fumagina, que crescem sobre o melado deixado pelos insetos.
Claramente, ambas as situações são um problema para a árvore, uma vez que reduzem tanto a saúde como o processo de produção, embora, como tudo, tenham solução.
A Mancha Negra dos Citrinos é uma doença fúngica grave que causa manchas escuras, afundadas, com centros cinzentos e bordas avermelhadas nas folhas e frutos, e que se propaga com a humidade e a água no caso da limoeira.
Inicialmente, são as pragas que podem causar estes problemas no limoeiro.
A fumagina é um fungo preto que cobre as folhas e os ramos da árvore limoeiro, e que se alimenta do melado secretado por pragas como pulgões, cochonilhas ou moscas brancas que atacam o exemplar.
Como prevenir este problema na árvore de limão

Se ainda não percebeu, as manchas pretas nas folhas e frutos da árvore de limão são causadas, na sua maioria, pela presença de pragas inicialmente. Para prevenir isso, deve seguir alguns dos conselhos apresentados a seguir:
- Controle as pragas: use sabão potássico diluído ou óleo de Neem para eliminar os insetos que produzem o melado.
- Melhore a ventilação: podar para permitir que o ar circule e a luz solar chegue ao interior da árvore, reduzindo a humidade que favorece os fungos.
- Elimine as partes infetadas: retire e descarte folhas e frutos com manchas para evitar que o fungo se espalhe.
