A descoberta do século: após 5000 anos, descobriu-se como vivia a primeira comunidade

Os elementos encontrados pelos arqueólogos no sítio neolítico fornecem informações sobre a expansão de um dos mais antigos assentamentos sedentários. Ao estudar vestígios materiais, como ferramentas, construções e artefactos, os arqueólogos conseguiram recriar o modo de vida das comunidades antigas, bem como a sua organização social, económica e cultural. Recentemente, encontraram elementos que fornecem pistas valiosas sobre a vida de um dos povoados mais antigos. Esta descoberta foi feita em 29 de novembro de 2023 na escavação neolítica de Liangzhu, datada de aproximadamente 5000 a.C.. De acordo com a Administração do Património Cultural, as novas descobertas ajudarão a compreender melhor como foi construído e expandido um dos mais antigos assentamentos conhecidos.

A descoberta revela a vida na cidade mais antiga

Os recentes avanços na investigação desta cidade antiga, localizada na província oriental, geraram uma série de hipóteses sobre o seu desenvolvimento e o complexo sistema de conservação de água para a época, de acordo com relatórios publicados. Os especialistas destacaram três fases na evolução deste local, que passou de povoados dispersos para um sistema eficaz de recolha e conservação de água, o que levou à construção da cidade:

  • Fase 1 (5300-4500 a.C.): Nesta fase, Liangzhu era povoada por pequenos povoados espalhados pelo território. Os habitantes dedicavam-se à agricultura e à pesca.
  • Fase 2 (4500-3500 a.C.): Neste período, os habitantes começaram a desenvolver um sistema de canais e barragens para gerir os recursos hídricos. Esta infraestrutura permitiu expandir a agricultura e garantir o abastecimento de água à comunidade.
  • Fase 3 (3500-2500 a.C.): Nesta fase, o povoado transformou-se numa cidade próspera e organizada.

Formas de organização da sociedade antiga

Os investigadores documentaram a existência de cerca de 350 monumentos arqueológicos significativos em , descobrindo mais 215 que anteriormente eram desconhecidos. Além disso, foram encontrados vestígios de cerca de 20 reservatórios, sete dos quais datam de cerca de 5000 anos atrás. De acordo com a Direção do Património Cultural, as descobertas e pesquisas realizadas nos últimos anos permitiram revelar a evolução do conceito de povoamento. A organização social, a construção de centros urbanos e o sistema de crenças dos habitantes , civilização que viveu nesta região há cinco milénios, perto dos lagos do delta do rio .

Cody Life