Se tem sementes de melão em casa, tem um tesouro nas mãos: o que fazer com elas

Muitas vezes acabam no lixo sem pensar, mas as sementes de melão escondem um enorme potencial. Desde uma horta familiar até à alimentação e cuidados com o jardim, estas pequenas sementes podem tornar-se um verdadeiro tesouro natural se forem aproveitadas corretamente. Revelamos os detalhes. Quando vamos comprar frutas na frutaria, não levamos em conta que algumas coisas que descartamos podem ser reutilizadas. Às vezes, é preciso prática para se lembrar disso, mas é bom saber que tudo pode ser reutilizado, desde que seja útil e seguro. Nesse sentido, quando lhe apetecer alguma fruta da estação que seja ideal para o verão e tenha sementes, como o melão, lembre-se de guardar essas sementes para aproveitar seus benefícios.

Quando comer melão, procure guardar as sementes. O melão (Cucumis melo) pertence à família das cucurbitáceas e as suas sementes são altamente aproveitáveis. Ao contrário de outras frutas, as sementes desta fruta conservam um alto poder germinativo e também possuem propriedades nutricionais interessantes. Entre os seus principais benefícios destacam-se:

  • São fáceis de germinar
  • Permitem obter novas plantas sem gastar muito dinheiro
  • Podem ser reutilizadas para fins nutricionais e domésticos
  • Contribuem para reduzir os resíduos orgânicos

Reciclagem em casa: o que posso fazer com as sementes de melão?

A verdade é que, graças à reciclagem, existem várias formas de reutilizar este produto. Uma das melhores formas de aproveitá-las é na jardinagem. Plante-as e obtenha novas plantas. Para isso, deve secar bem as sementes ao ar livre durante 3 a 5 dias, depois plantá-las em vasos ou diretamente na horta e manter o substrato húmido e com boa exposição ao sol. Em condições adequadas, a germinação ocorre em poucos dias Outra forma é aproveitá-las no jardim, pois, além de plantá-las, as sementes de melão podem ser usadas como parte do composto para cuidar das suas plantas, em preparações naturais para melhorar o solo ou como recurso educativo para iniciar as crianças na horta.

A terceira opção viável desta ideia de reciclagem é usá-las como alimento. Pois as sementes de melão são comestíveis e ricas em proteínas, gorduras saudáveis, minerais como magnésio e zinco. Para isso, podem ser torradas na frigideira ou no forno, trituradas e adicionadas a saladas e até mesmo incorporadas em pães e granolas caseiras. A melhor época para fazê-lo é na primavera e no verão, com um clima temperado a quente e um solo fértil e bem drenado a pleno sol. O melão também precisa de espaço para se desenvolver, por isso recomenda-se plantar com uma boa distância entre os exemplares.

Cody Life