Os agentes do DMV determinam quem é elegível para continuar a conduzir. As autoridades estaduais da Virgínia insistem numa legislação em vigor há mais de 10 anos e que tem impacto direto na validade das cartas de condução de condutores com mais de 75 anos. A regulamentação tem como objetivo endurecer os protocolos do Departamento de Veículos Motorizados (DMV) do estado na hora de aprovar este documento para idosos.
É oficial: o governo suspende as cartas de condução de maiores de 75 anos
A carta de condução é um dos documentos mais importantes nos Estados Unidos, pois não só habilita a condução legal, mas também é usada como documento para verificar a identidade. No entanto, as autoridades da Virgínia endureceram o processo de renovação da carta para todos os maiores de 75 anos. De acordo com a legislação em vigor desde 2014, estes residentes devem iniciar este processo presencialmente nos escritórios do DMV. As autoridades da Virgínia limitam a renovação para condutores com mais de 75 anos. Ou seja, estes condutores já não têm a possibilidade de concluir este processo através da plataforma online. As autoridades obrigam-nos a submeter-se a exames rigorosos e a avaliar as suas capacidades.

Não poderão continuar a conduzir aqueles que:
- Não aprovarem no exame de visão.
- Não apresentarem uma declaração de visão com uma antiguidade não superior a 90 dias.
Com que frequência estes condutores devem renovar a sua carta de condução?
Embora a nível federal sejam estabelecidas uma série de normas relativas à carta de condução, os agentes do DMV de cada estado também têm influência sobre esse documento. Após a redução, de 80 para 75 anos, da renovação da carta online, os prazos de validade do documento também foram alterados. Para um residente médio, o prazo de validade é de 8 anos, mas para os residentes idosos é de 5 anos.
