Adeus às cadeiras clássicas: a tendência europeia que se impõe na decoração de interiores para 2026

As velhas cadeiras de madeira ou ferro ficarão no passado graças à nova tendência de decoração que surge no velho continent A decoração de interiores está a ser renovada para este 2026. Surge novas tendências e desaparecem outras que já cumpriram o seu ciclo. Neste sentido, temos que começar a despedir-nos das clássicas cadeiras, já que outros móveis, mais elegantes e úteis, estão a chegar para se impor durante todo o ano.

Chegou o fim das cadeiras: esta é a tendência que as substitui dentro de casa

Assim como tivemos que nos despedir do piso flutuante, as tendências que chegam do velho continente nos dizem que é hora de pôr fim ao reinado das cadeiras. É que existe outro mobiliário que ganhou adeptos silenciosamente nos últimos tempos e parece chegar com força neste novo ano. Concretamente, segundo os especialistas, a tendência europeia são os bancos de obra, uma peça que reinventa a forma de otimizar espaços em cozinhas, salas de jantar e até mesmo em áreas abertas. Este novo mobiliário combina assento, arrumação e personalidade decorativa.

Os bancos de obra são móveis fixos que são construídos diretamente no local com materiais como betão, tijolo ou pedra. Historicamente, estão ligados a ambientes rústicos, mas aos poucos estão a tornar-se uma tendência na decoração de interiores para casas contemporâneas. De acordo com os especialistas, os bancos de obra dentro de casa têm múltiplas vantagens, pelo que certamente vai querer ter um na sua sala depois de conhecer todos os seus benefícios. Em princípio, são móveis com uma adaptabilidade notável, uma vez que podem ser integrados num canto da cozinha para substituir cadeiras ou fazer parte de uma ilha com banco. Também nos permitem delimitar visualmente áreas dentro de espaços abertos sem paredes.

Estes bancos de obra, que vêm para destronar as clássicas cadeiras, geram uma sensação de amplitude e continuidade, algo que é valorizado em casas modernas com espaços pequenos. Na verdade, os bancos de obra também têm espaços de armazenamento ocultos: ao construí-los com compartimentos debaixo do assento, permitem guardar desde utensílios de cozinha até têxteis ou pequenos eletrodomésticos.Além das vantagens mencionadas, a nova tendência europeia em decoração de interiores também oferece estes benefícios:Estética: a sua construção ao mesmo nível que o resto da estrutura arquitetónica confere uma sensação de coerência, dizem os especialistas. Além disso, a sua solidez é difícil de replicar com móveis tradicionais.Decoração: os bancos de obra podem ser revestidos com materiais que combinam com o piso ou os móveis ou se tornar um ponto focal através do uso de acabamentos contrastantes.Longa vida útil: por serem construídos com materiais duráveis, não precisam ser substituídos a curto ou médio prazo.

Cody Life