A descoberta do século. Barras de ouro encontradas a mais de mil metros de profundidade pertencem a um único país

Descubra qual país lidera a produção de ouro e qual o impacto disso na economia regional. O ouro é um dos metais preciosos mais valiosos do mundo devido à sua raridade, importância económica, aplicações industriais e simbolismo cultural. Recentemente, uma nova classificação do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) mostrou que um dos países da América Latina lidera a produção de ouro na região, superando até mesmo algumas potências mundiais.

Qual país latino-americano tem o maior volume de produção de ouro?

De acordo com o relatório Mineral Commodity Summaries 2025, o México consolidou a sua posição como principal produtor de ouro da região, com um volume de produção de 130 toneladas em 2024. Pode interessar-lhe: Fim da pobreza? Descoberta planta que produz ouro puro e pode ser cultivada em qualquer casa abre numa nova aba Além disso, ocupa o sexto lugar no mundo, partilhando esta posição com o Gana e o Cazaquistão, e tem reservas estimadas em 1400 toneladas, que ainda não estão a ser exploradas.

Produção e exportação de ouro em : dados importantes

Embora a Argentina não esteja entre os líderes mundiais, ela demonstra uma produção estável de ouro, com um volume médio anual de cerca de 35 toneladas, de acordo com dados oficiais do Ministério da Indústria Mineira. Em 2024, as exportações da indústria mineira atingiram 4,673 mil milhões de dólares, um aumento de 15,1% em relação ao ano anterior. O ouro representou 67,2% do total das exportações, o que confirma a sua importância estratégica para a economia nacional. A maior parte das exportações da indústria mineira provém de cinco províncias: Santa Cruz (38,3%), San Juan (31,4%), Jujuy (16,1%), Salta (6,8%) e Catamarca (6%).

No entanto, San Juan lidera em ouro, já que esse mineral representa 96,6% das suas exportações. Catamarca, Jujuy e Salta participam menos nesse processo, embora a sua produção seja mais diversificada e inclua lítio e prata. A descoberta do século | Barras de ouro encontradas a mais de mil metros de profundidade pertencem a um único país Até 2026, espera-se uma produção de mais de 1,1 milhões de onças, impulsionada por projetos na Patagónia e no noroeste da.

Por que o ouro tem um valor tão alto?

O ouro é utilizado na medicina e nas tecnologias eletrónicas, o que aumenta a sua procura no mercado mundial. Além disso, os investimentos na exploração de ouro na América Latina são considerados fundamentais para o desenvolvimento económico da região.

Cody Life