As juntas são aquelas linhas que se formam entre os azulejos, geralmente brancas, e que dão aquele aspecto limpo e arrumado a qualquer casa de banho ou cozinha. No entanto, com o passar do tempo, as juntas podem perder o tom original, ficando com tonalidades mais escuras e dando uma sensação de falta de limpeza na casa. É por isso que conhecer o produto ideal para a sua limpeza se torna algo imprescindível, pois é capaz de devolver o brilho original sem quase nenhum esforço e de forma muito económica, evitando que esfreguemos com a esponja à toa.
1. É normal, mas é preciso agir
A primeira coisa a saber é que é totalmente normal que as juntas percam a cor e o brilho, especialmente em áreas onde a sujidade e a humidade podem acumular-se, como a cozinha ou a casa de banho. Apesar disso, é fundamental agir rapidamente, para evitar que a sujidade se incruste e seja muito mais difícil de remover. Além disso, se esfregarmos em excesso, podemos danificar o material, pelo que o mais adequado é usar o produto que devolve a tonalidade original sem ter de esfregar em excesso.

2. O produto estrela nas juntas
Para isso, existem inúmeras opções, no entanto, o oxigénio ativo em formato líquido é o mais adequado, pois, de forma quase «mágica», remove toda a sujidade incrustada. Devemos saber a forma correta de aplicar e usar o produto, pois, caso contrário, não estaremos aproveitando ao máximo este excelente produto de limpeza. Aplicaremos um jato nas juntas que queremos limpar e deixaremos agir por pelo menos 10 minutos. Dessa forma, conseguiremos amolecer a camada de sujeira e, depois, será muito mais fácil restaurar a cor original.
3. Esfregar sem danificar a superfície
Quando o tempo estimado tiver passado, é hora de esfregar para remover qualquer resíduo que esteja aderido à superfície. Para isso, podemos usar escovas para juntas, cuja forma foi criada especificamente para limpar esta área da casa; mas se não tivermos, podemos usar uma escova de dentes velha que já não usamos. Esfregaremos seguindo o padrão das juntas, com movimentos firmes, e em poucos segundos, observaremos que toda a camada de sujidade se soltou, revelando a tonalidade original da junta. Por vezes, apesar de ter usado oxigénio ativo e a escova, a junta não recupera a sua tonalidade original: isto deve-se ao facto de ter perdido a pigmentação de forma definitiva, algo normal com o passar dos anos, mas existem algumas técnicas para deixar as juntas como novas.

4. Se o produto não for suficiente
Nestes casos, após realizar a limpeza com oxigénio ativo, aplicaremos uma camada de tinta com um marcador para juntas, um produto concebido exclusivamente para estes casos, que pode ser encontrado em todo o tipo de lojas de limpeza e artigos para o lar. Basta repassar com a ponta do marcador a linha da junta e, instantaneamente, elas ficarão brancas e brilhantes, devolvendo a aparência de limpeza à casa.
