As baratas são uma das pragas mais comuns e presentes em diferentes lares, e muitas pessoas recorrem a vários elementos caseiros para afugentá-las ou eliminá-las, definidos como armadilhas caseiras. No entanto, muitas delas não sabem onde colocá-las. Geralmente, este tipo de pragas são atraídas para a sua casa por algumas condições, como a falta de limpeza e a presença de humidade, que são ideais para o seu desenvolvimento. Também pode aplicar estes elementos caseiros em cantos escuros, perto de canos, esgotos e fendas nas paredes para as interceptar.
Se isso não funcionar, pode recorrer ao uso de produtos químicos tradicionais ou pode contactar um exterminador profissional para resolver o problema. Deve colocar as armadilhas caseiras em pontos estratégicos. Verifique as armadilhas periodicamente e substitua-as a cada 3 meses ou quando estiverem cheias/a isca estiver seca. Caso contrário, perderão a sua eficácia parcial ou totalmente.
Vinagre e água: misture partes iguais de vinagre branco e água num atomizador e pulverize em pisos, bancadas, atrás de eletrodomésticos e em fendas; o seu cheiro forte incomoda-as e elimina vestígios de feromonas.
Plantas aromáticas: coloque folhas frescas de louro, hortelã, manjericão ou alecrim em cantos e entradas. Também pode usar óleos essenciais destas plantas diluídos.
Pepino e limão: as cascas ou fatias frescas repelem as baratas. Coloque-as onde elas costumam aparecer.
Cravo-da-índia: coloque cravos inteiros ou ferva alguns em água para criar um vapor repelente.
Bicarbonato de sódio e açúcar: misture partes iguais de bicarbonato de sódio, açúcar (atrativo) e farinha. As baratas comem a mistura e o bicarbonato produz gases internos que elas não conseguem expelir, matando-as. BÓrax (com precaução): uma pasta de ácido bórico (ou bórax), açúcar, farinha e um pouco de água ou cebola pode ser eficaz, mas é um produto químico que deve ser usado com cuidado para não ser ingerido por crianças ou animais de estimação.

