Aproxima-se um eclipse solar total. O dia transformará-se em noite em todo o país, e este fenómeno não se repetirá nos próximos 100 anos: este é o melhor local para o observar

Álava será o melhor local do País Basco para observar o eclipse solar total de 12 de agosto de 2026. Horário, duração e informações importantes. O eclipse solar total de 12 de agosto de 2026 fará de Álava um território privilegiado do País Basco para observar este fenómeno astronómico. O evento atravessará a Península Ibérica de oeste a leste e será o primeiro totalmente visível em Espanha em mais de um século. De acordo com dados confirmados por especialistas, praticamente todo o território de Alava estará na zona de eclipse total. Isso torna Alava um ponto estratégico no mapa europeu do eclipse solar total de 2026.

Alava, ponto-chave para observar o eclipse solar total de 2026

No País Basco, Alava será o território onde será possível observar melhor o eclipse solar total. Em Biscaya, o fenómeno será parcial no leste e total no oeste, enquanto Gipuzkoa ficará principalmente fora da zona de eclipse total. Virgínia Garcia, do departamento de astronomia da Sociedade Científica Aranzadi, explicou à EFE que, em Gipuzkoa, para observar o eclipse na sua totalidade, será necessário ir a Arrasate. Em San Sebastián, segundo ela, o disco solar estará coberto em «99,8%», «o que não é mau, mas já não será um eclipse total». Esta diferença torna Álava o local mais fiável para quem quiser desfrutar plenamente do eclipse solar de 2026 sem ter de fazer viagens adicionais.

O que será visível durante o eclipse solar total no País Basco

A especialista explicou que o ponto-chave do eclipse total é o escurecimento completo do céu. «A diferença está no facto de o céu escurecer completamente e a coroa solar ser visível, ou não escurecer completamente e essa coroa não ser visível», informou. Durante o eclipse total, o dia se transformará em noite. Será possível observar a coroa solar e, por um instante, dispensar os óculos especiais. «Também será possível ver alguns planetas que, nesse momento, estarão próximos do Sol, como Júpiter. Esse será o momento culminante do eclipse», afirmou Garcia. Assim que a Lua deixar de cobrir o disco solar, será necessário voltar a colocar os óculos de proteção para continuar a observar o fenómeno em segurança.

Hora, duração e condições do eclipse solar de 2026

O eclipse começará perto da Islândia e terminará na Península Ibérica. «Praticamente o único lugar do mundo onde tocará a terra, o que o torna tão especial para nós», observou a especialista. No País Basco, a duração do eclipse solar total será curta. «A duração máxima será no centro de Castela e Leão, aproximadamente um minuto e quarenta segundos, e no País Basco durará cerca de meio minuto», informou ela. O eclipse total ocorrerá por volta das 20:28, quando o Sol estará muito baixo. Garcia alertou que é muito importante que o horizonte oeste e noroeste estejam desobstruídos, pois existe o risco de que a estrela não seja visível.

Turismo, caçadores de eclipses e recomendações de segurança

O risco de céu nublado e a faixa limitada de eclipse total no País Basco levam a crer que muitos entusiastas irão para outras regiões de Espanha. Segundo Garcia, em alguns destinos, «há mais de um ano que todos os quartos estão esgotados». No entanto, os hotéis do País Basco já estão a preparar ofertas para atrair os chamados caçadores de eclipses. Esses pacotes incluem transporte, palestras especializadas e orientações sobre como observar com segurança o eclipse solar total. A especialista lembrou que nunca se deve olhar diretamente para o Sol. Ela comparou esse efeito ao de uma lupa e alertou que as células da retina «não são sensíveis à dor» e «não se regeneram», portanto, os danos podem ser irreversíveis.

Cody Life