A banana é uma das frutas mais completas e fáceis de comer, o que a torna a fruta favorita de muitos, mas apresenta um problema: se não soubermos a forma correta de conservá-las, amadurecerão muito rápido, fazendo com que sempre tenhamos que jogar algumas fora por estarem muito “maduras”. Existem várias técnicas para conservar as bananas no ponto certo por mais tempo, mas há uma muito mais eficaz do que as outras, pois ataca diretamente a raiz do problema.
1. É fundamental compreender o processo de maturação
As bananas, tal como muitas outras frutas, como as maçãs, produzem um gás chamado etileno, especialmente a partir da zona do pedúnculo. É este gás que acelera a maturação, fazendo com que as bananas se estraguem rapidamente.

2. Onde guardar as bananas
O local onde as bananas são guardadas influencia muito a sua maturação: muitas pessoas guardam toda a fruta numa fruteira na cozinha, mas isso só faz com que amadureçam mais cedo. O etileno libertado pelas bananas, maçãs, kiwis, abacates ou tomates faz com que todas as peças de fruta que se encontram na fruteira amadureçam mais rapidamente. Portanto, o mais aconselhável é guardar as bananas longe das outras frutas, evitando assim que o etileno libertado pelas outras acelere a maturação. No entanto, as próprias bananas também libertam etileno, pelo que não basta deixá-las longe das outras frutas, mas é fundamental aplicar um remédio caseiro com um produto que todos temos em casa.
3. O papel alumínio
Cobrir os caules com papel alumínio (ou película aderente) criará uma barreira que limitará a difusão do gás para o resto do cacho, retardando o processo de amadurecimento. Com este simples gesto, podemos conseguir que duram até mais 5 dias, embora também influenciem outros fatores, como a temperatura ou o ponto em que se encontravam no momento da compra.

4. Se já estiverem muito maduras
Se observarmos que as bananas estão a amadurecer muito rapidamente e não teremos tempo para as consumir, o mais recomendável é cortá-las e congelá-las, pois assim permanecerão no mesmo estado e poderemos utilizá-las para batidos, bolos ou gelados, evitando assim o desperdício de recursos.
