Não há dúvida de que os últimos dias têm sido os mais difíceis deste inverno. Temperaturas mínimas estão sendo registradas e uma tempestade de neve é esperada em muitas regiões do país. Por esse motivo, é quase inevitável ligar o aquecimento em casa, embora isso possa significar despesas significativas no final do mês. O uso de aquecedores elétricos pode ser uma boa alternativa para economizar, mas se tiver um sistema de aquecimento a água ou caldeira, surge a questão de como otimizar o seu consumo. Durante muitos anos, considerou-se que a opção ideal era não os desligar durante todo o dia, mas alguns especialistas nesta área afirmam o contrário. A seguir, explicaremos se é melhor deixar o aquecimento ligado constantemente e como economizar com isso. Adiantamos que um termostato inteligente pode ser a solução para evitar um aumento repentino nas contas de energia elétrica.
Aquecimento em casa: mantê-lo ligado ou desligá-lo quando não estamos em casa?
«Mesmo que você saia para comprar pão e volte em 5 minutos, do ponto de vista económico, vale a pena desligar o aquecimento», afirma o engenheiro tecnólogo Jorge Morales. O especialista também observou na Cadena COPE que é totalmente errado pensar que deixá-lo ligado sempre significa economia, pois «qualquer sistema de aquecimento consome energia quando está a funcionar». O analista económico José María Camarero concorda com este ponto de vista, salientando que «se sairmos de casa, devemos desligar o aquecimento». Além disso, sublinha que isto é ainda mais importante se o tempo que passarmos fora de casa for mais longo.

Como poupar corretamente no aquecimento?
«Se desligarmos completamente o aquecimento durante a noite, a poupança pode chegar a 67%», dizem-nos na OCU. Além disso, também recomendam que aqueçamos um pouco mais a casa para evitar o consumo de energia, mantendo uma temperatura ideal de 21 ºC. Por outro lado, Jorge Morales aprova a utilização de termóstatos inteligentes. Isto porque eles se tornam a ferramenta mais prática para controlar o consumo. Por esse motivo, encontramos um desses dispositivos que faz sucesso na Amazon e pode ser o seu melhor investimento nesta temporada.
Termóstato inteligente que realmente ajuda a economizar no aquecimento
Este pequeno dispositivo inclui um controlo remoto e pode ajudar a controlar o aquecimento através de uma aplicação no telemóvel. Além disso, também é compatível com Alexa e Google Assistant, para que possa ligar ou desligar o sistema apenas com a sua voz. Isso não só ajuda a otimizar o consumo, mas também torna tudo muito mais fácil. Para se adaptar a diferentes necessidades, o termostato oferece três modos de programação: manual, diário e temporário. Essas opções também podem ser configuradas individualmente para que se sinta mais seguro quando estiver fora de casa.
