Este robô inspirado no WALL-E irá ajudá-lo nas tarefas domésticas: tudo o que ele pode fazer

A robótica doméstica continua a dar passos para acompanhar as pessoas. Uma startup especializada em robôs com inteligência artificial chamada Zeroth trabalha em dispositivos concebidos para conviver com as pessoas em casa e oferecer ajuda em tarefas simples do dia a dia. A sua proposta mais apelativa lembra muito o WALL-E, o conhecido robô de animação, embora o design licenciado pela Disney só esteja à venda na China. Mesmo assim, a empresa está a lançar o que parece ser uma versão sem marca do popular robô nos Estados Unidos. De acordo com o The Verge, o robô principal chama-se W1 e foi concebido como um companheiro para a parte doméstica ou em espaços com pouca atividade.

Como é o «clone» do WALL-E que o ajuda nas tarefas domésticas

É verdade que não usa a cor amarela característica nem os olhos expressivos do robô da Disney, mas o seu design é muito semelhante, sobretudo pelo seu sistema de deslocamento com banda dupla. Graças a este tipo de mobilidade, pode mover-se por diferentes superfícies, como pisos irregulares, relva, cascalho ou pequenas inclinações. Pesa cerca de 20 quilos e mede pouco mais de 57 centímetros de altura, mas é capaz de transportar até 50 kg de carga, o que o torna muito útil para mover objetos dentro de casa.

Para se mover e orientar com segurança, utiliza tecnologia LIDAR, câmaras RGB e diferentes sensores que o ajudam a reconhecer o ambiente e a deslocar-se de forma autónoma. É verdade que a sua velocidade não é elevada, uma vez que só consegue atingir 0,5 metros por segundo, mas isso reforça a ideia de que se trata de um robô de acompanhamento. Em termos de funções, o W1 pode seguir pessoas, transportar objetos e atuar como anfitrião em jogos, além de tirar fotografias graças a uma câmara de 13 megapixels.

O W1 não vem sozinho, já que a Zeroth lançará nos EUA o robô M1

O M1 usa o modelo de inteligência artificial Gemini do Google para manter conversas e oferece lembretes, deteção de quedas e a capacidade de saber como as pessoas estão dentro da casa. Ele pode levantar-se sozinho após uma queda e tem uma autonomia aproximada de duas horas, mas regressa automaticamente à sua base para recarregar. Quanto à disponibilidade, ambos os robôs estarão disponíveis para pré-encomendas nos Estados Unidos durante o primeiro trimestre do ano.

Cody Life