A manutenção básica é muito importante em dias de altas temperaturas; quais verificações o utilizador pode realizar e quando é necessário chamar um técnico; os erros mais comuns que afetam o desempenho Com o aumento constante das temperaturas, o ar condicionado torna-se um auxiliar indispensável no verão. No entanto, nem sempre ele refrigera o ar como deveria. Como explicou o proprietário de uma oficina de reparação de aparelhos de ar condicionado na zona de Agronomia, em Buenos Aires, muitos dos problemas de desempenho estão relacionados com a falta de manutenção básica, que pode ser resolvida em grande parte pelo próprio utilizador No caso dos sistemas split, por outro lado, ele indicou que existem verificações simples que podem ser feitas em casa: «Os utilizadores podem olhar por baixo da tampa e ver se os filtros estão limpos».
Limpeza do filtro, necessária para o arrefecimento
Um dos pontos mais importantes é a limpeza dos filtros, uma tarefa simples que não requer ferramentas especiais. «Os filtros podem ser lavados manualmente, com água da torneira», explicou Fabrizio, esclarecendo que não é necessário esfregá-los com força. «Eles quebram se forem esfregados com algo duro. Quanto ao uso de produtos de limpeza, ele foi categórico: « Os produtos de limpeza geralmente corroem os materiais», por isso é melhor usar apenas água. Um filtro sujo impede a passagem correta do ar frio e faz com que o equipamento trabalhe com mais esforço e menos eficiência.
O mito do gás e como detectar o problema
Outro erro comum é a crença de que o equipamento «fica sem gás» devido ao uso. «O gás não se gasta», explicou Fabrizio. Trata-se de um refrigerante que passa do estado líquido para o gasoso, pelo que só se perde em caso de fuga no sistema. Esta verificação, sublinhou, só pode ser feita por um especialista. De qualquer forma, há um sinal que o utilizador pode detectar: «Pode colocar a mão na turbina frontal. Se sair ar natural, e não frio, isso pode ser um sinal de que o gás acabou». Em condições normais, deve ser claramente perceptível a diferença entre a temperatura ambiente e o ar frio, como ao abrir o frigorífico.

Calor extremo e desempenho do equipamento
Durante ondas de calor, o equipamento pode não funcionar em plena capacidade, o que é esperado devido às altas exigências de temperatura. No entanto, Fabrizio explicou que, mesmo nesse caso, o ar deve apresentar uma diferença clara. Se isso não acontecer, significa que algo não está a funcionar corretamente. Além disso, o desempenho depende de vários fatores ambientais: a intensidade do sol, o número de pessoas no local e o tamanho do espaço. «Por isso, pedimos que nos enviem fotos e vídeos do local antes da instalação ou verificação do equipamento», explicou ele, para que seja possível fazer um cálculo mais preciso.
Quanto custa a instalação ou reparação de um ar condicionado
Quanto aos custos, o técnico explicou que a maioria dos trabalhos é paga de acordo com a potência do equipamento. um ar condicionado doméstico com materiais custa, em média, 300 mil pesos. Equipamentos maiores podem custar mais devido às consolas e tubos, e o custo dos trabalhos varia de acordo com o tamanho e a complexidade da instalação. No auge do verão, quando a procura aumenta drasticamente, Fabrizio resumiu a chave para evitar surpresas: verificar, limpar e fazer a manutenção do equipamento antes do calor chegar, para que o ar condicionado funcione quando for mais necessário.
