Ferver folhas de eucalipto em casa: para que serve e por que recomendam fazê-lo no verão

Um truque muito eficaz e que poucos conhecem é ideal para aplicar em casa durante o verão. Cada vez mais pessoas recorrem a alternativas naturais para aplicar em casa e deixar de lado os produtos químicos. Nesse plano, ferver folhas de eucalipto pode ser de grande ajuda. Para que serve e por que recomendam fazê-lo. Como todos os verões, nas casas começa a luta contra os mosquitos, esses inimigos que impedem um sono tranquilo.

Num contexto em que está a ocorrer uma tomada de consciência e diminui o uso de aerossóis com produtos químicos prejudiciais ao ambiente e com efeitos colaterais indesejáveis, ganha adeptos uma fórmula natural de eficácia comprovada. Trata-se do óleo de eucalipto, que tem um aroma muito intenso que incomoda os insetos e os obriga a afastar-se. Quando fervemos as folhas desta planta, os óleos são libertados sob a forma de vapor e rapidamente invadem o ambiente.

Assim, cria-se uma verdadeira barreira natural contra os mosquitos. Não se trata de um inseticida que os mata, mas de um repelente ambiental muito eficaz, pois o cheiro impede que eles se aproximem. Desta forma, protege-se a casa da presença de mosquitos, mas não se coloca em risco a saúde das crianças e dos cães ou gatos que vivem na casa. Situação muito diferente daquela que ocorre com os inseticidas químicos, que representam um risco para as crianças e os animais de estimação.

Para que serve ferver folhas de eucalipto

Não se trata de uma invenção nova, muito pelo contrário. A tal ponto que o primeiro repelente usado pelos humanos contra os mosquitos foi a fumaça resultante de acender fogo para cozinhar alimentos ou se proteger do frio. Para começar a preparação, é necessário obter algumas folhas de eucalipto, que podem ser frescas ou secas. O melhor é que sejam recém-cortadas, porque nesse caso terão mais óleos naturais. É preciso limpá-las bem para que não fiquem restos de terra. Em seguida, coloque cerca de 10 ou 15 folhas dentro de uma panela e cubra-as completamente com água. Leve ao lume médio e, quando a água começar a ferver, reduza para o mínimo. Deixe ferver por cerca de 15 minutos, tempo suficiente para que o aroma do eucalipto comece a ser sentido intensamente. O óleo de eucalipto é um método natural e eficiente para combater os mosquitos. (Imagem ilustrativa gerada com IA)

Em seguida, deve-se desligar o fogo e deixar a panela destampada no ambiente que se deseja proteger dos mosquitos. O cheiro forte do eucalipto atuará como um poderoso repelente natural. Quando perceber que o aroma está a desaparecer, pode ferver novamente. Outra alternativa é coar o óleo e colocá-lo num recipiente com atomizador. Desta forma, poderá borrifar os diferentes ambientes e ter toda a casa protegida. Quando perceber que o cheiro perdeu intensidade, é hora de espalhar novamente o óleo de eucalipto. Há também quem adicione limão à preparação. Nesse caso, além das folhas de eucalipto, são adicionadas à panela as cascas de um ou dois citrinos.Leia também: Nem pelo aroma nem pela beleza: por que recomendam plantar um eucalipto no jardim da sua casa

O poder do limão tem uma explicação científica. Os mosquitos utilizam o aroma da pele humana para se orientarem, mas o aroma destes citrinos interfere com esses sinais e desorienta-os. Os especialistas aconselham complementar o uso deste repelente natural com outras medidas de controlo, como o uso de mosquiteiros e a eliminação de recipientes que possam acumular água. A eficácia do método das folhas de eucalipto foi reconhecida por instituições importantes, como o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, que aprovou o óleo de eucalipto como um ingrediente eficaz para repelir mosquitos.

Cody Life